Jornalistas recebem premiação na segunda edição do Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo

16/09/2016
|
FBH

A Federação Brasileira de Hospitais recebeu o ministro da Saúde, Ricardo Barros, deputados e senadores, parceiros institucionais e jornalistas no espaço Unique, em Brasília, para a segunda edição do Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo 2016.

O Prêmio foi criado pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH), em 2015, com o propósito de reconhecer e difundir trabalhos inéditos, que apontem de maneira propositiva, soluções, referências e reflexões que possam ser debatidas e apresentadas com foco na melhoria da condição do sistema de Saúde no país.

Avaliação dos trabalhos

Todas as inscrições recebidas pela comunicação do Prêmio Synapsis de Jornalismo da FBH foram avaliadas por uma equipe de jornalistas que atuam diariamente em veículos de comunicação. Os profissionais, Alex Gusmão, editor-chefe do jornal SBT, Evandro Nogueira, coordenador de jornalismo da Verdes Mares e Leonardo Mota, diretor e editor do portal de notícias Carta Polis, puderam analisar os temas, a qualidade do material, e o diferencial de cada publicação.

Vencedores 2016:

Vencedora categoria Impresso:

Cristiane Segatto – revista Época

Resumo da reportagem:

A reportagem vencedora “Valeu Brasil, continue assim!” acompanhou o trabalho dos soldados do Exército convocados para combater o mosquito Aedes aegypti na cidade de São Paulo, na semana em que a OMS declarou que o vírus zika seria a grande preocupação mundial de 2016. As cenas da matéria são observadas e narradas pela fêmea do mosquito, em “depoimento” a Cristiane Segatto, autora da reportagem.

O recurso criativo foi usado para apontar as falhas históricas no combate ao mosquito da dengue e quais as medidas que deveriam ser tomadas para enfrentar o problema no país.

“Fico muito lisonjeada com esse prêmio. Muito obrigada a todos e espero que com este recurso conseguimos levar a mensagem do combate à dengue para a população”, agradece Cristiane Segatto.

Para a jornalista Cristiane Segatto, o prêmio é um grande estímulo aos profissionais da imprensa para produzirem assuntos inovadores. “Temos poucos meios especializados na área de saúde e também poucas instituições que apoiam os trabalhos em saúde. Então, este reconhecimento é valioso e incentivador”, conclui.

Vencedora Categoria Internet:

Ana Carolina Vicentim – Site Azmina

Resumo da Reportagem:

Na série de reportagens “O Mito do Aborto Legal”, a Revista AzMina conta as inúmeras dificuldades que as brasileiras enfrentam para ter acesso ao aborto legal e se deparam com a falta de informações sobre seus direitos e o despreparo das equipes de saúde.

A reportagem ouviu pessoas que passaram por esta situação, entrevistou profissionais sobre o estigma do aborto e também visitou o maior centro de referência do país no atendimento às vítimas de estupro – onde a lei é cumprida e as mulheres conseguem fazer valer o seu direito.

“Muito obrigada, agradeço a iniciativa e digo que para nós da Revista Azmina – uma revista feminina, feminista, independente e que tem pouco mais de um ano de existência, é uma grande honra receber esse primeiro prêmio em jornalismo. No decorrer da reportagem, vi que este tema é espinhoso, cada vez que se fala em aborto, as pessoas se esquivam e não tocam no assunto, dizem: “não é comigo”, mesmo o aborto legal. Dedico esse prêmio a todas as mulheres que passam por essa situação. Espero que a sociedade se conscientize sobre o problema e dificuldades das mulheres e melhore o atendimento a elas, para que consigam ter acesso a um atendimento acolhedor”, relata Ana Carolina Vicentin.

Vencedor Categoria TV

Fabio Pannunzio – TV Bandeirantes

Resumo da Reportagem:

A série vencedora “ Corredores da vida e da morte” percorreu o país e abordou os contraste da saúde mostrando os gargalos e o que há de mais moderno e eficaz no setor. Em cinco episódios, o repórter Fábio Pannunzio – jornalista ancora de um dos jornais da Band – construiu um mosaico sobre a situação atual da saúde brasileira.

A jornalista Daniela Matos, representante da Band em Brasília, recebeu o prêmio no lugar de Fábio Pannunzio, “É uma grande honra representar o grupo Band e o Fábio Pannunzio, vencedor da categoria TV do Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo. O trabalho que ele faz é incrível, e mostra a verdadeira função social do jornalismo.

Todos precisam da saúde e um reconhecimento assim traz uma força para o setor que vem enfrentando tantos problemas”, comentou Daniela Matos.

Vencedor Categoria Rádio

Eduardo Matos – Rádio Gaúcha

Resumo da Reportagem:

A reportagem especial: “Pílula do câncer: afinal, faz ou não efeito?” resgatou a origem da substância com a posição do criador da fórmula, o químico Gilberto Chierice. A matéria mostrou a visão de pacientes, familiares e médicos e apresentou os dois lados deste tema tão polêmico. De um lado pacientes que testaram a pílula do câncer e sustentaram a sua eficácia e, do outro, a comunidade científica que questiona sua comprovação.

“Este ano estabeleci como meta de trabalho fazer algumas reportagens positivas com temas de importância para a população com abordagem de forma diferente e com assuntos esquecidos por conta do aspecto negativo que o setor de saúde mostra em muitos casos. Fiquei muito satisfeito com o prêmio. O tema “A pílula do câncer” chegava a nós através dos ouvintes pelas redes sociais, e decidimos aprofundar o assunto ouvindo pacientes com câncer e também os familiares que sofrem junto. Ouvimos as pessoas que usam a pílula, as que não usam, as que alegam alguma eficácia e, enfim, os médicos oncologistas. Isso tudo para ter uma base e informação precisa para o nosso ouvinte”, destaca Eduardo Matos.

O presidente da Federação Brasileira de Hospitais, Luiz Aramicy Pinto, finalizou a homenagem e desejou que o elo entre a imprensa e a área de saúde se fortaleça.

“Precisamos valorizar cada vez mais a atuação da imprensa, pois o trabalho dela é primordial aos prestadores do serviço. Precisamos também escutar o que vem do outro lado (da população) e assim podemos melhorar os nossos serviços. Agradeço ao Heraldo Pereira pelo apoio, e a todos os presidentes das associações, aos parceiros de sindicatos, a Viva Comunicação, aos parceiros, ao Hapvida, e todos presentes. Hoje comemoramos os 50 anos da FBH, sentimos saudade daqueles que não estão entre nós, temos a perseverança naqueles que estão hoje aqui e guardamos a esperança naqueles que virão”, finaliza Luiz Aramicy Pinto .

A fundadora e presidente da Feira HOSPITALAR, médica e executiva do setor sempre trabalhou para impulsionar as parcerias e prover inovação e tecnologia para o setor saúde. “Me sinto lisonjeada nessa noite de festa, de comemoração. Agradeço pela homenagem. Nesses 50 anos de Federação Brasileira de Hospitais tive o prazer de conviver com todos os presidentes. Sempre foi muito importante participar das reuniões, construímos amizades sólidas nesses anos, relações de lealdade e de confiança, e é por esse sentimento que agradeço ao Dr. Aramicy Pinto. Sou uma amiga do setor, médica que se realizou cuidando do setor de saúde, e também me sinto partícipe das reuniões de lideranças setoriais. Esse sempre foi o objetivo: agregar o setor. Meus parabéns a maravilhosa trajetória da FHB”, ressalta Waleska Santos.

Durante o Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo 2016 o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que é importante a homenagem aos jornalistas, pois a imprensa é uma plataforma importante de vigilância e acompanhamento da qualidade dos serviços de saúde. “A imprensa ajuda a identificar problemas, temos enfrentado desafios para a melhoria da gestão dos serviços públicos na saúde. Temos um trabalho importante também no Congresso Nacional um projeto relevante para a área: a PEC 241 que irá trazer piso (e não teto) de recursos para saúde e trará uma economia de mais de um milhão nos primeiros dias. Decisões importantes estão sendo tomadas para aplicarmos melhor os recursos da saúde, espero encontrar convergências para buscarmos avaliação dos custos e boa gestão pública para melhorar os resultados na saúde para todos os brasileiros”, destacou o Ministro.

Fonte: Assessoria Prêmio Synapsis FBH

[email protected]