Revista visão hospitalar guia de fornecedores

SRTV/S Qd. 701 - Conj E - nº 130 - 5º andar - Ed. Palácio do Rádio I - Torre III. Brasília /DF

(61) 3322-3330

Federação Brasileira de Hospitais

Um histórico de lutas por melhoria no setor saúde do país.

A Federação Brasileira de Hospitais é uma entidade associativa, sem fins lucrativos, que há mais de 50 anos representa o setor hospitalar brasileiro.

Membro titular na Câmara de Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), presença constante junto a ANVISA e Ministério da Saúde, a FBH participa das principais decisões do setor, lutando por melhores condições de trabalho para as empresas que representa e pela qualidade dos serviços prestados pela rede privada de saúde.

Atualmente um dos  principais focos da Federação é a luta pela mitigação da crise financeira que atinge uma significativa parcela dos hospitais particulares conveniados ao SUS, incluídas as instituições de caráter beneficente e as clínica especializadas.

A tabela dos procedimentos do Sistema Único de Saúde ficou sem qualquer reajuste de 1994 a 1999, o que resultou numa defasagem acentuada e jamais corrigida. Agrava mais ainda o cenário econômico da rede o não reconhecimento da necessidade de correção das tabelas de procedimentos.

A proposta do presidente da Federação, Luiz Aramicy Pinto, é fortalecer a posição da entidade frente às negociações da rede particular de saúde com o poder público e  operadoras de Planos de Saúde, com o propósito de  promover um plano para recuperação por meio da atualização  dos  valores pagos  às unidades conveniadas ao SUS e ao sistema suplementar.

Outra grande bandeira de luta da Federação Brasileira de Hospitais é a redução da carga tributária no setor saúde, considerada pelos estudos tributários uma das mais alta da economia brasileira, havendo inclusive bitributação incidindo sobre alguns impostos.   

A carga tributária imposta ao setor é pauta de constante debate da FBH junto ao poder público e Congresso Nacional.  A FBH propõe  a desoneração de alguns impostos que incidem sobre a receita, vez que a queda dos encargos dos prestadores de serviços terá como diminuição da pressão por reajuste do SUS e dos Planos de Saúde, com reflexos positivos para o governo e população.

Histórico

Uma trajetória de lutas

A Federação Brasileira dos Hospitais, uma das maiores representantes da rede de saúde privada do país, ajudou a escrever a história da assistência pública brasileira nesses últimos 50 anos.

A FBH e suas Associações estaduais atuam na defesa de clínicas, hospitais e ambulatórios representando hoje mais de 4 mil unidades, responsáveis por 62% dos atendimentos do SUS,100% do Sistema Suplementar, atendendo as necessidades assistenciais da população em localidades onde não há hospitais públicos.

​​Crescimento e modernização

Nessa trajetória de lutas, a FBH transformou as adversidades em conquistas e hoje segue norteada pela meta permanente de qualificar a assistência pública sempre pautada pela ética, a justiça e a ideia de que Saúde é realmente um direito de todos.

Qualidade em primeiro lugar

A Organização Nacional de Acreditação (ONA), criada por iniciativa, patrocínio e incentivo da FBH, é primeira entidade nacional a criar programa da qualidade e atestar a credibilidade e incentivar o aprimoramento das instituições que oferecem serviços de saúde em todo o país através de programas de acreditação, que avalia permanentemente a qualidade dos serviços de saúde no país. Esse  foi mais um importante passo na história da FBH.

A criação de cursos para qualificação dos profissionais de instituições privadas, utilizando as estruturas de suas filiadas é um constante investimento da FBH com o propósito permanente de qualificar o setor hospitalar brasileiro.

Compartilhe
[shareaholic app="share_buttons" id="xxxxx"]