Sobre

Quem Somos

Federação Brasileira de Hospitais.

Um histórico de lutas por melhoria no setor saúde do país.

A Federação Brasileira de Hospitais é uma entidade associativa, sem fins lucrativos, que, há mais de 50 anos, representa o setor hospitalar brasileiro.

Membro titular na Câmara de Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), presença constante junto à Anvisa e ao Ministério da Saúde, a FBH participa das principais decisões do setor, lutando por melhores condições de trabalho para as empresas que representa e pela qualidade dos serviços prestados pela rede privada de saúde.

Atualmente, um dos  principais focos da Federação é a luta pela mitigação da crise financeira que atinge uma significativa parcela dos hospitais particulares conveniados ao SUS, aí incluídas as instituições de caráter beneficente e as clínicas especializadas, como as de nefrologia.

A tabela dos procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) ficou sem qualquer reajuste de 1994 a 1999, o que resultou numa defasagem acentuada e jamais corrigida.

A proposta da Federação Brasileira de Hospitais é fortalecer a posição institucional da entidade frente às negociações da rede particular de saúde com o poder público e  as operadoras de Planos de Saúde, com o propósito de  promover um plano para recuperação por meio da atualização  dos valores pagos  às unidades conveniadas ao SUS e ao sistema suplementar.

Outra grande bandeira de luta da Federação é a redução da carga tributária no setor saúde, considerada pelos estudos tributários uma das mais altas da economia brasileira, havendo inclusive bitributação incidindo sobre alguns impostos.

A carga tributária imposta ao setor é pauta de constante debate da FBH junto ao poder público e ao Congresso Nacional.  A FBH propõe a desoneração de alguns impostos que incidem sobre a receita para reduzir os encargos, melhorando, assim, a negociação do reajuste das tabelas do SUS e dos Planos de Saúde.

Histórico

Uma trajetória de lutas

A Federação Brasileira dos Hospitais, uma das maiores representantes da rede de saúde privada do país, ajudou a escrever a história da assistência pública brasileira nesses últimos 50 anos.

A FBH e suas associações estaduais atuam na defesa de clínicas, hospitais e ​ambulatórios, representando hoje mais de 4 mil unidades responsáveis por 62% dos atendimentos do SUS, 100% do Sistema Suplementar, atendendo​ às necessidades assistenciais da população em localidades onde não existem hospitais públicos.

Crescimento e modernização

Nessa trajetória de lutas, a FBH transformou as adversidades em conquistas e, hoje, segue norteada pela meta permanente de qualificar a assistência pública sempre pautada pela ética, pela justiça e pela ideia de que Saúde é realmente um direito de todos.

Qualidade em primeiro lugar

A Organização Nacional de Acreditação (ONA), criada por iniciativa, patrocínio e incentivo da FBH, é a primeira entidade nacional a criar programa de qualidade, atestar a credibilidade e incentivar o aprimoramento das instituições que oferecem serviços de saúde em todo o país, por meio de programas de acreditação, que avalia permanentemente a qualidade dos serviços de saúde no país. Esse  foi mais um importante passo na história da FBH.

A criação de cursos para qualificação dos profissionais de instituições privadas, utilizando as estruturas de suas filiadas, é um constate investimento da FBH, com o propósito permanente de qualificar o setor hospitalar brasileiro.

Palavras do Presidente

É um grande desafio a missão de dirigir a Federação Brasileira de Hospitais e atuar com muita determinação na condução pela melhoria hospitalar do país. Os hospitais precisam de atenção e o momento exige um direção firme na condução para decidir e propor melhorias e soluções para nossos representados.

Luiz Aramicy Bezerra Pinto
Presidente

Veja o Estatuto da FBH

Diretoria FBH

Composição da nova diretoria 2016 /2019

Luiz Aramicy Bezerra Pinto
Presidente

Eduardo de Oliveira
Vice-Presidente

Breno de Figueiredo Monteiro
Vice-Presidente

Fernando Antônio Honorato da Silva e Souza
Vice-Presidente

Benno Kreisel
Vice-Presidente

Manoel Gonçalves Carneiro Netto
Vice-Presidente

Altamiro Bittencourt
Vice-Presidente

Francisco José Santiago de Brito
Vice-Presidente

Marcus Camargo Quintella
Vice-Presidente

Adelvânio Francisco Morato
Secretário Geral

Ivo Garcia do Nascimento
Secretário Adjunto

Mansur José Mansur
Diretor Tesoureiro

Reginaldo Teófanes F. de Araújo
Tesoureiro Adjunto

Castinaldo Bastos Santos
Diretor de Atividades Culturais

Edivardo Silveira Santos
Conselho Fiscal Efetivo

Canísio Isidoro Winkelmann
Conselho Fiscal Efetivo

Glauco Monteiro Cavalcante Manso
Conselho Fiscal Efetivo

Francisco Ítalo Duarte Kumamoto
Conselho Fiscal Suplente

Leonardo Gigliotti Barberes
Conselho Fiscal Suplente

Marcia Rangel
Conselho Fiscal Suplente

Randal Pompeu Filho
Assessor de Diretoria

Randal Pompeu Ponte
Assessor de Diretoria

Luiz Fernando C. Silva
Superintendente

Representações