A análise do projeto de lei sobre o rol taxativo, em trâmite no Senado Federal, deverá impactar os preços dos planos de saúde

Doctor is going to examine his patient using his stethoscope over sitting people in modern hospital background

Pesquisa ANAB de Assistência Médica evidenciou que quase 50% dos brasileiros precisaram ajustar conta para manter o benefício no último ano.

Mudança no rol deve trazer ainda mais desafios para a população fechar essa conta

“O Congresso Nacional está prestes a mudar, em tempo recorde, a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), pelo rol taxativo, que deverá impactar os preços dos planos e os próximos reajustes, sem contar o aumento das demandas judiciais”, alerta o advogado Alessandro Acayaba de Toledo, presidente da Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (ANAB).

A recente Pesquisa ANAB de Assistência Médica confirma que a saúde é bastante valorizada pelos brasileiros, seja ele usuário do SUS ou possuidor de plano de saúde. O serviço é tão importante que 47% precisaram ajustar o orçamento no último ano para não perder o benefício.

“Ficou evidenciado, na última pesquisa ANAB, que 83% dos brasileiros desejam ou temem perder o plano de saúde. Isso pode ser explicado com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde 45,4% dos titulares de plano possuíam um serviço pago parcial ou integralmente pelo empregador”, destaca o presidente da ANAB.

Na última atualização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com dados de beneficiários de planos de saúde, o crescimento continua sendo puxado pela modalidade coletivo empresarial, que alcançou, em junho, 34,4 milhões de beneficiários, ou seja, 69,2%, do total de 49,8 milhões.

A Constituição Federal estabelece que “A saúde é um direito de todos e um dever do Estado”. Conclui-se, portanto, que no caso de aprovação pelo Congresso Nacional do rol exemplificativo, a população pode exigir do Estado cobertura ilimitada para a assistência médica, entende Alessandro Acayaba de Toledo.

Para acessar a pesquisa ANAB de Assistência Médica, clique aqui.

Related posts

Abramge considera resultado econômico-financeiro divulgado pela ANS positivo,  mas sugere cautela antes de celebrar o resultado

Setembro Amarelo: especialista dá dicas sobre a importância dos tratamentos para saúde mental

Infectologista do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição fala sobre novo desafio para a saúde brasileira