Banco de Sangue de Brasília sensibiliza doadores de todos os tipos sanguíneos

Woman hands holding red heart with donor sign for blood donation concept,World blood donor day. Copy space for advertisers.

O Banco de Sangue de Brasília, recém-inaugurado na cidade, está mobilizando doadores de todos os tipos sanguíneos para que se sensibilizem sobre esse importante gesto e compareçam à unidade para fazer suas doações, na na SGAS 915 – Asa Sul – 2º subsolo do Centro Clínico Advance I (próximo ao DF Star), das 7h às 18h. O procedimento não dói e é rápido, dura em média 40 minutos.
A expectativa do novo Banco de Sangue é alcançar a meta de 100 doações diárias para atender com segurança e agilidade aos pacientes que se encontram internados em tratamentos nos hospitais.
E quem são esses pacientes? São vítimas de acidentes de trânsito e queimaduras, pacientes com câncer, pessoas que serão submetidas a transplantes, a cirurgias de médio e grande porte, como, por exemplo, cardíacas.
O ato de doar sangue é totalmente seguro, pois o Banco de Sangue de Brasília segue rigorosamente todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. A instituição tem o selo Covid Free de Excelência, concedido pelo IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, em reconhecimento por manter as melhores práticas de prevenção e enfrentamento ao coronavírus.
De acordo com a coordenadora regional de captação, Ana Luiza Araújo, neste momento em que a vacinação contra a Covid-19 segue em ritmo avançado, é importante que as pessoas se programem para doar sangue, respeitando o período temporário de inaptidão para cada vacina: Coronavac são 48 horas; AstraZeneca, Pfizer e Janssen são 7 dias.
“Os doadores que recebem o imunizante contra o coronavírus se tornam inabilitados a doarem sangue por um período curto que varia de 48 horas a uma semana. Por isso, é importante que eles estejam atentos a esse prazo e façam a sua doação antes ou depois de se vacinarem, e também incentivem seus amigos e familiares que estejam aptos a praticar esse gesto solidário que salva vidas”, afirma Ana Luiza.
Requisitos básicos para doação de sangue:
• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
• Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
• Estar em boas condições de saúde;
• Pesar no mínimo 50 kg;
• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;
• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
• Não ter diabetes em uso de insulina;
• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
• Não ter tido Doença de Chagas ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;
• Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma;
Consulte nossa equipe em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.
Critérios específicos para o Coronavírus:
• Se teve contato com paciente positivo ou com suspeita de COVID-19, aguardar 14 dias;
• Se contraiu COVID-19, aguardar 30 dias;
• Aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenha tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen;
• Candidatos que viajaram para o exterior devem entrar em contato com o Banco de Sangue para entender o período que não pode doar (varia de país a país).
Serviço:
Banco de Sangue de Brasília
Endereço: SGAS 915 – Asa Sul – 2º subsolo do Centro Clínico Advance I (próximo ao DF Star)
Telefones: (61) 3011-7531 e (61) 9632 3648
Atendimento: diariamente, das 7h às 18h; incluindo sábados, domingos e feriados.
Estacionamento gratuito para doadores no local.

Related posts

Abramge considera resultado econômico-financeiro divulgado pela ANS positivo,  mas sugere cautela antes de celebrar o resultado

Setembro Amarelo: especialista dá dicas sobre a importância dos tratamentos para saúde mental

Infectologista do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição fala sobre novo desafio para a saúde brasileira