Hospital Ernesto Dornelles promove dia de prevenção contra o câncer de mama com consultoria médica e exames de diagnóstico gratuitos

Pink October Breast Cancer Awareness month, woman hand hold pink Ribbon and wear shirt for support people life and illness. National cancer survivors month, Mother and World cancer day concept

A instituição retoma o projeto junto às mulheres do grupo de risco, sem cobertura de planos de saúde 

O Hospital Ernesto Dornelles, cumprindo seu objetivo de promover assistência integral e qualificada em saúde, realizará mais uma edição da Campanha Outubro Rosa – Juntos Contra o Câncer de Mama no dia 14 de outubro, a partir das 09h, no Anfiteatro Bruno Marsiaj (Avenida Ipiranga, 1801 – Térreo do HED). Nesta data, serão disponibilizadas 150 consultas gratuitas com a equipe médica do Centro de Atenção à Saúde da Mulher do HED (CAMHED), além da realização gratuita de mamografia, ecografia mamária e biópsia, conforme orientação médica. A ação é voltada para mulheres sem cobertura de plano de saúde e que tenham idade para iniciar o rastreamento, acima dos 40 anos, ou que façam parte do grupo de risco para o câncer de mama.

Realizada desde 2016 junto à comunidade e às colaboradoras do Ernesto Dornelles, a campanha tem o intuito de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce, assim como oferecer acesso a uma assistência médica e hospitalar integrada. Devido à pandemia da Covid-19, nos anos de 2020 e 2021 não foi possível promover a ação em sua plenitude. Neste ano, ainda em decorrência da pandemia, o evento será realizado com capacidade reduzida.

A campanha Outubro Rosa – Juntos Contra o Câncer de Mama tem o patrocínio do SIDI – Medicina por Imagem e do VITTA – Centro Avançado de Radioterapia, serviços parceiros do Ernesto Dornelles, e o apoio do Instituto Camaleão, Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional do Rio Grande do Sul, Instituto de Patologia e Sponchiado Jardine.

Sobre o câncer de mama:

No Brasil, o câncer de mama é a maior causa de morte por neoplasia maligna entre a população feminina. Também possui o número mais elevado de incidência entre as mulheres, após o câncer de pele não melanoma. Para 2022, a estimativa era de 66.280 novos casos da doença, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

De acordo com o coordenador do CAMHED e mastologista do Ernesto Dornelles, Dr. Mario Schorr, a patologia consiste em uma alteração anormal nos genes das células. “Elas começam a se proliferar de maneira desregulada e agem como um parasita. Quando o tumor atinge outras partes do corpo, entrando nos vasos sanguíneos ou linfáticos, ocorre a metástase”, explica.

Quando se faz o diagnóstico precoce e possui-se uma lesão impalpável (aquelas que aparecem apenas em exames por imagem) de 1cm para baixo, as chances de cura são em torno de 90%. Por isso, a importância do autoexame das mamas e da mamografia acima dos 40 anos. “Se a mulher tem histórico familiar de primeiro grau, indica-se a análise com antecedência, em torno de 10 anos antes da idade que o familiar teve a doença. Por exemplo, se a mãe teve câncer com 45 anos, é ideal que a filha faça a mamografia com 35 anos”.

Alguns fatores colaboram para o aparecimento do câncer de mama, como: “Poucos ou nenhum filho, menopausa tardia, menstruação precoce, obesidade na vida adulta, filhos a partir dos 30 anos e má alimentação”, diz. Para ter uma melhor qualidade de vida, é indicada a prática regular de exercícios físicos, exames anuais e boa alimentação.

Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa é uma ação mundial, que visa alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o tumor que mais acomete as mulheres em todo o mundo.  No Brasil, a  Sociedade Brasileira de Mastologia adotou o tema “Quanto antes melhor” para a Campanha de 2022, visando reforçar a importância do diagnóstico precoce e de início imediato do tratamento.

Related posts

Abramge considera resultado econômico-financeiro divulgado pela ANS positivo,  mas sugere cautela antes de celebrar o resultado

Setembro Amarelo: especialista dá dicas sobre a importância dos tratamentos para saúde mental

Infectologista do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição fala sobre novo desafio para a saúde brasileira