Hospital Geral do Grajaú, sob gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, se tornará em 2024 o primeiro hospital público do país totalmente paperless

Medicine. Beautiful doctor in the hospital

Nos próximos dois anos, outras unidades públicas gerenciadas pelo Instituto terão os dados em saúde totalmente digitalizados. São elas: Hospital Regional de Registro, Hospital Municipal Infantil Menino Jesus e Hospital Regional de Jundiaí

O Hospital Geral do Grajaú (HGG), sob gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), caminha em direção à transformação digital, essencial para a organização e gestão dos dados do Sistema Único de Saúde (SUS). Referência para a região sul de São Paulo em atendimentos de urgência, emergência e casos de média complexidade, o Hospital do Grajaú se tornará 100% digital, ou seja, sem papel (paperless) até o final de 2024, e também-vai disponibilizar um aplicativo exclusivo para celular, em que os pacientes poderão acompanhar sua jornada de tratamento, bem como seus agendamentos de consultas e resultados de exames.

O uso das tecnologias digitais ao invés de documentos em papel permitirá aos profissionais de saúde do HGG o acesso rápido aos dados do paciente, os quais estarão integrados em um único ambiente, o que reduz o risco de perda de informações e agiliza os processos de tomada de decisão.

“Isso contribuirá significativamente para a eficiência operacional, além de resultar no acompanhamento mais preciso das jornadas individuais dentro do hospital”, avalia Eduardo Alves da Silva, Gerente de TI do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, que revelou a novidade na HIMSS Global Health Conference & Exhibition (HIMSS), realizada entre 11 e 15 de março. Silva ressalta a preocupação do Instituto com a segurança dos dados dos pacientes, que são criptografados e protegidos conforme os termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

De acordo com Eduardo, o aplicativo e portal para os pacientes lhes dará acesso a todo o histórico de atendimento na instituição, incluindo exames, nome dos médicos e até mesmo a lista de remédios e tratamentos prescritos. “Isso ajudará o usuário a ser proativo e gerenciar o próprio cuidado, desde o primeiro contato com o HGG até o pós-tratamento”, prevê. Outros benefícios da ação são a economia de espaço e a redução de custos associados ao papel (cerca de R$30 mil por mês).

Até 2025, o IRSSL irá digitalizar os prontuários e serviços de mais três unidades sob sua gestão: Hospital Regional de Registro, Hospital Municipal Infantil Menino Jesus e Hospital Regional de Jundiaí. “Este é um importante passo em direção à ampla transformação digital em saúde que o Brasil precisa, a qual engloba dados transparentes, integrados e interoperáveis”, diz Carolina Lastra, diretora executiva do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês. “Com isso em mente, nossos planos de ação em inovação digital contemplam mais que a informatização dos hospitais que administramos. Estamos cientes de que a fragmentação de informações em saúde dificulta o acesso e a continuidade do cuidado. Para superar esse desafio, estamos comprometidos a colaborar com o Ministério da Saúde em estratégias de interoperabilidade digital, ou seja, que visem o compartilhamento eficiente de dados entre tantos sistemas de informação, com estruturas e linguagens diferentes, presentes hoje nos aparatos públicos de saúde”, completa.

Certificação HIMSS

Os esforços do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês são direcionados para a obtenção da certificação HIMSS, selo de excelência em gestão e tecnologia concedido após um rigoroso processo de auditoria com duração de seis meses. Nesse período, serão avaliados indicadores que comprovem uma digitalização bem-sucedida, com foco em hospitalização. Entre os fatores a serem analisados, estão o uso das informações para guiar o cuidado do paciente e dar suporte à tomada de decisão baseada em dados.

A certificação HIMSS é uma das mais difíceis de serem obtidas. Ao alcançar o último patamar, o nível 7, a instituição evidencia mundialmente a excelência na utilização de sistemas assistenciais com a integração de dados para otimização dos processos clínicos e administrativos.

Para apoiar este processo de digitalização de suas unidades, o Instituto conta com o apoio da TechInPulse, empresa do Grupo MV, especializada na jornada de transformação digital na área da saúde e que atualmente é responsável pelos sistemas de gestão utilizados no Hospital Geral do Grajaú, Hospital Geral de Registro, AME Interlagos, AME Jundiaí e AMAS. “A parceria entre o MV e o Instituto reforça o nosso compromisso em impulsionar o uso da tecnologia nas instituições de saúde, melhorando não só a eficiência da gestão, mas também prezando pela acessibilidade dos serviços e qualidade do atendimento assistencial, contribuindo para que, cada vez mais, as pessoas cuidem da saúde e não da doença”, afirma Jeferson Sadocci, diretor corporativo de Mercado e Cliente da MV.

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