Mais de 400 médicos da América Latina e Canadá se reúnem em São Paulo para debater novidades em tecnologia na saúde

Medicine doctor and stethoscope touching icon heart and diagnostics analysis medical on modern virtual screen interface network connection. Medical technology diagnostics of heart concept

O evento Mind 360 tem como destaques a apresentação de um novo robô cirúrgico, uso de IA e machine learning na medicina e tecnologias disruptivas para tratar o diabetes, o câncer e doenças cardiovasculares e metabólicas

A Medtronic, líder em tecnologia em saúde, realiza pela primeira vez no Brasil o Mind 360, evento sobre o futuro da medicina e inovações tecnológicas e terapêuticas em vários setores da saúde. As sessões contarão com a presença de 430 médicos, líderes de opinião em saúde das Américas, incluindo Estados Unidos, Canadá, Brasil, Chile, Argentina, México, Porto Rico e Colômbia. O evento acontece de 19 a 21 de março no Golden Hall do WTC, em São Paulo.

Organizado em quatro grandes áreas de conhecimento – cardiovascular, metabólica, neurociência e oncologia – as sessões, incentivam a troca entre especialidades médicas centrada em um ponto focal: o paciente. “Pensamos nas necessidades dos médicos ao se depararem com um paciente complexo, que necessita de cuidados especiais que vão além das especialidades e tratamentos isolados”, afirma Tainá, diretora sênior de treinamento e educação médica para a região Américas. A empresa focou em grandes áreas médicas, que abordam a integração entre especialidades, e um olhar integral para o cuidado da saúde dos indivíduos e das populações.

Um dos destaques do evento é uma mesa-redonda que debaterá o perfil do paciente com síndrome metabólica e a elegibilidade para a cirurgia bariátrica com os palestrantes Dr. Pierre Garneau (chefe de Cirurgia Bariátrica do Hôpital Sacré-Coeur de Montréal, no Canadá), Dr. Daniel Cuevas (Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrición Salvador Zubirán- México) e Dr. Eduardo Calliari (Professor Assistente da Faculdade de Ciências Médicas e Médico-Assistente do Departamento de Pediatria da Santa Casa de São Paulo e endocrinologista).

Outro destaque é a cirurgia minimamente invasiva robótica. Após lançar o robô Hugo no ano passado, indicado para cirurgias urológicas e ginecológicas, a Medtronic traz ao país outro robô. Trata-se do Mazor™, uma tecnologia que revoluciona a maneira de realizar cirurgias da coluna por meio da cirurgia robótica minimamente invasiva. Durante o evento, haverá uma simulação de uma equipe médica com esse robô.

Ainda serão discutidos os avanços das tecnologias no tratamento do diabetes, intervenções minimamente invasivas para o manejo de hipertensos e pacientes coronários, o uso do machine learning para melhorar a saúde dos pacientes e uma cápsula endoscópica que usa inteligência artificial para detectar pólipos retais.

Um outro destaque traz uma palestra com o Dr. Austin Chang, Chief Medical Officer global de Endoscopia na Medtronic. Ele é influenciador digital e usa uma linguagem informal e bem-humorada para falar de saúde no Instagram e Tik Tok, onde tem mais de 570 mil seguidores.

Outro ponto alto envolve a participação de seis pacientes de diferentes países que irão contar sobre suas jornadas e os benefícios que a tecnologia trouxe para suas vidas nos campos de diabetes, dor e incontinência, estimulação cerebral profunda, obesidade e doença cardiovascular.

Uma das visitas confirmadas é do executivo Robert Ellsworth, diretor global de Sustentabilidade Corporativa da Medtronic, que irá falar sobre tendências e perspectivas do tema na saúde. Ele deve destacar iniciativas da multinacional que contribuem para a sustentabilidade do planeta e dos negócios. Entre elas, o compromisso de redução de emissões a curto prazo de CO2 e metas de déficit zero a longo prazo, como partes da estratégia de impacto ambiental com o esforço global para mitigar as consequências graves das alterações climáticas.

“O Mind 360 é um evento inovador e único, pois atende às necessidades de vários médicos e hospitais em conhecer mais sobre soluções integradas e a oferta de valor da Medtronic de maneira 360 graus, sempre colocando o paciente no centro de tudo. Também é uma forma de enaltecermos a importância do Medtronic Innovation Center (MIC), nosso laboratório de treinamentos do Brasil, o único da Medtronic na região Américas, exceto Estados Unidos, onde serão feitas as simulações durante o evento”, concluí Tainá.

Mais detalhes da programação em

Link

Related posts

Abramge considera resultado econômico-financeiro divulgado pela ANS positivo,  mas sugere cautela antes de celebrar o resultado

Setembro Amarelo: especialista dá dicas sobre a importância dos tratamentos para saúde mental

Infectologista do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição fala sobre novo desafio para a saúde brasileira