Setembro Amarelo – Saúde mental no mercado de trabalho: é importante estar atento à Geração Z

Stressful workaholic keeps head down on desk, feels tired and overworked, has much work, prepares for upcoming exam, writes information in diary, studies documentation, isolated on white wall

Com Eureca Academy, consultoria auxilia as empresas a agirem frente a saúde mental dos jovens talentos brasileiros

Estamos em setembro, mês em que a campanha ‘’Setembro Amarelo’’ reforça a conscientização sobre a prevenção do suicídio e a importância dos cuidados com a saúde mental no Brasil e no mundo todo. O intuito é alertar a população a respeito dos desafios neste tema e esclarecer como diálogos e discussões relevantes, além de outras práticas, podem contribuir para evitar tais situações.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida e há mais de 1 milhão de suicídios por ano em todo o mundo. Os fatores que culminam a ação são os mais variados, como por exemplo, altos níveis de estresse, assédio moral e sexual, depressão e ansiedade. O suicídio é a terceira causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil e poderiam ser evitadas se as pessoas recebessem atenção adequada.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o assunto referente à saúde mental é um dos temas mais abordados. Com a mudança na dinâmica das relações de trabalho, os formatos de home-office ou de serviço híbrido levaram vários profissionais ao extremo, forçando-os a conhecerem seus limites. A Síndrome de Burnout, muito mais comum nos dias de hoje, é um exemplo de como as gerações mais jovens, principalmente quando falamos das novas lideranças, vêm sendo afetadas diretamente.

Segundo a pesquisa ‘’Juventudes e a Pandemia do Coronavírus’’, realizada pelo portal Atlas da Juventude, plataforma com conteúdo voltado às juventudes do Brasil, mais de um ano após o início da pandemia, seis a cada dez jovens relatam ansiedade e uso excessivo de redes sociais, enquanto cinco a cada dez sentiram exaustão ou cansaço constante. Por fim, quatro a cada dez registraram insônia ou tiveram distúrbios de peso.

O estudo reuniu informações registradas por 68 mil jovens de todo o país sobre os impactos da pandemia em suas vidas e na sociedade. Com isso, é questionável se as empresas têm dado o suporte necessário a essas pessoas.

A Eureca, consultoria que conecta jovens ao mercado de trabalho, tem o compromisso de sempre estar atenta aos indicadores do mercado e principalmente ao bem-estar dos jovens profissionais. Por isso, a empresa lançou em 2019 o núcleo Eureca Academy, inserido no mercado de recursos humanos e gestão de pessoas.

A área tem como objetivo criar e implementar nas empresas programas de desenvolvimento pessoal e profissional para complementar a formação dos jovens talentos.

Relacionado a saúde mental e ao bem estar dos jovens talentos brasileiros, a Eureca Academy trás para dentro das empresas disciplinas e temáticas como Saúde Mental e Gestão do Estresse.

“A taxa de desemprego entre jovens no Brasil é mais do que o dobro da população geral e essas pessoas estão entrando no mercado em um dos momentos mais complexos que vivemos nas últimas décadas. Todo esse cenário faz com que manter seu emprego e crescer seja fator crítico e isso gera muita ansiedade, o que tem consequências na qualidade de vida e no desempenho da pessoa. Não tem mais essa de vida pessoal e vida profissional, precisamos saber estabelecer fronteiras mais saudáveis e reconhecer que somos seres integrais.”, acrescenta Guilherme Ceballos, Diretor de Novos Negócios na consultoria Eureca.

Através da Eureca Academy, os jovens também têm acesso a aprendizados sobre autoconhecimento, autopercepção, domínio emocional, garra e protagonismo em associação com disciplinas como Competências de Futuro, Indústria 4.0, Inovação, Criatividade, Comunicação, Organização e Liderança, que completam a ‘grade curricular’ do treinamento junto aos jovens talentos de diferentes empresas.

Entre as empresas que já implementaram programas da Eureca Academy estão: Banco BV, PagSeguro, Unilever, CCR, Citrosuco, EBANX e Sodexo. No total, mais de 20 mil jovens já passaram pelas formações proporcionadas pela Eureca Academy.

No mercado de trabalho, tanto quanto em outros setores da vida, é necessário trazer o assunto referente à saúde mental à tona e apresentar soluções viáveis para a população.

Para saber mais sobre o Eureca Academy acesse: Link

Related posts

Abramge considera resultado econômico-financeiro divulgado pela ANS positivo,  mas sugere cautela antes de celebrar o resultado

Setembro Amarelo: especialista dá dicas sobre a importância dos tratamentos para saúde mental

Infectologista do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição fala sobre novo desafio para a saúde brasileira