Prêmio Synapsis se consolida como o principal reconhecimento a trabalhos jornalísticos da área da saúde

by rafaelteoc

Em sua 5ª edição, a premiação já reconheceu 20 importantes reportagens do setor

Uma noite marcada por homenagens, reencontros e reconhecimentos. Assim foi a cerimônia da 5ª edição do Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo, realizada na noite desta terça-feira, 12, em Brasília-DF. O evento, promovido pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e suas associadas, registrou a presença de importantes lideranças políticas, institucionais e governamentais, além de um grande número de profissionais de diferentes veículos da imprensa nacional. Em seu quinto ano consecutivo, a premiação já se consolida como o principal reconhecimento a trabalhos jornalísticos voltados à temática da saúde.

O prêmio Synapsis laureou, com um troféu simbólico, as quatro melhores reportagens, de um universo de 175 inscritas, nas categorias: TV, impresso, internet e rádio. Para isso, uma comissão julgadora, composta por três profissionais de impressa renomados, criteriosamente escolhidos pela FBH, analisou detalhadamente cada produção e escolheu as melhores em cada área.

No discurso de abertura solene, o presidente da FBH, Adelvânio Francisco Morato, destacou a importância da atividade jornalística para a evolução dos serviços de saúde no país e ressaltou a contribuição que o prêmio dá ao debate propositivo.

“A produção do conhecimento, o compartilhamento de conteúdos e o desenvolvimento do senso crítico em torno do funcionamento do setor são vetores sem os quais a Saúde jamais poderá evoluir ao grau a que tanto almejamos. Foi com essa visão que criamos, há sete anos, em 2012, a Revista Visão Hospitalar, hoje um dos principais veículos de promoção de conteúdo do setor. E, em 2015, com o objetivo de evidenciar os importantes temas da saúde nos principais veículos de comunicação do país, e fazer dele um assunto recorrente nas rodas jornalísticas, criamos, então, o ‘Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo’”, disse Morato.

O presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados, o deputado Federal, Antônio Britto (PSD- BA), também ressaltou a importância do prêmio, ao possibilitar uma maior aproximação entre profissionais de imprensa e atores que constroem a saúde.

“Esse prêmio realizado pela FBH é fundamental para que possamos ter o reconhecimento do setor para os que comunicam o setor. Eu faço questão de prestigiar todos os anos , essa já é a quinta edição, e me deixa muito feliz ver a FBH produzindo esta interrelação entre os atores que fazem a saúde brasileira”, disse o parlamentar.

Esse estreitamento na relação com jornalistas também foi destacado pelo deputado Darcísio Perondi (MDB-RS). “A FBH está de parabéns porque aqui também demonstra a sua importância para saúde brasileira. Uma instituição de décadas e décadas, bem organizada, bem coordenada e bem representada pelo seu presidente, que sabe se articular e sabe fazer, sobretudo, relacionamento em Brasília”.

RECONHECIMENTO

Os vencedores desta edição do Prêmio Synapsis foram unânimes ao destacar, por um lado, o estímulo que a premiação confere ao trabalho jornalístico, e, por outro, a responsabilidade que os profissionais de impressa assumem com os temas abordados.

“Jornalismo não é apenas para falar dos problemas. A saúde é uma área que merece muito a atenção de nós jornalistas. Fizemos uma série de três reportagens, que abordaram um tema que mexe muito comigo, particularmente, que é a doação de órgãos. Esse é um tema que precisa ser melhor discutido em todo país e nós jornalistas podemos dar a nossa contribuição. As pessoas precisam compreender melhor a doação de órgãos, que é um fim de uma vida, mas que pode ser o recomeço para outra”, destaca Aldene Lopes, da Rádio CBN-Goiânia, vencedora na categoria Rádio.

A vencedora da categoria TV, a repórter da TV Globo Minas, Tábata Poline, também ressaltou o nível da premiação e dos jornalistas que concorreram ao prêmio nesta edição. “Estou orgulhosa e um tanto surpresa com o resultado. A gente sabe do nível dos jornalistas que competiram, a qualidade das reportagens inscritas, e isso só aumenta a vontade de continuar fazendo esse trabalho. Porque defender as práticas do SUS e, principalmente, as pessoas que precisam do SUS, que é o que a gente trouxe nessa reportagem, é uma causa muito nobre, e que precisa ser falada”.

A qualidade das reportagens produzidas e a grande variedade de temas explorados também chamaram a atenção dos jurados. Para Lourenço Flores, editor de Política do Portal Metrópoles, as produções mostraram um elevado nível, o que tornou o processo de escolha dos vencedores ainda mais difícil. “O prêmio Synapsis é uma iniciativa de reconhecimento a um trabalho que a gente faz com muita dedicação e que, as vezes, é tratado como algo rotineiro. Mas, ele não é rotineiro. Principalmente se tratando de um tema tão delicado como a saúde. Vejo nesse estímulo da FBH algo muito grandioso”.

O crescimento expressivo do prêmio também foi destacado por Anderson Nascimento, que é diretor da Hapvida, entidade que patrocina o Prêmio Synapsis desde a sua primeira edição, em 2015.

“A Hapvida tem uma missão que é melhorar a vida das pessoas. E o prêmio Synapsis quando estimula jornalistas a produzirem sobre temas variados do universo da saúde, o objetivo não é outro senão também melhorar a vida das pessoas. Então acredito que essa sinergia entre a Hapvida e o prêmio Synapsis tem dado certo e a cada ano o que vemos é o prêmio crescer e ficar ainda mais importante. Estamos muito felizes com essa parceria”, frisou Anderson Nascimento.

HOMENAGENS

A noite de cerimônia do Prêmio Synapsis também foi marcada por homenagens. A FBH e a ‘Feira Hospitalar’ receberam, da Casa Real Gomes, os títulos nobiliárquicos de honra pelos serviços prestados pelas instituições na área da saúde.

Os títulos foram entregues pela princesa do Ministério dos Serviços Humanitários da Casa Real do Sultanato do Noron Kapatagan Valley, Verônica Magalhães Raimundo, e pelo chefe da Casa Real Gomes, Eduardo Hanry Hermosilla Gomes, ao presidente da FBH, Adelvânio Morato, e ao representante da Hospitalar, Rodrigo Moreira.

PRESENÇAS

Estiveram também presentes na cerimônia de premiação a presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputada Carmem Zanotto (CIDADANIA-SC); a deputada Federal, Geovania de Sá (PSDB-SC); o secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, além dos presidentes das Associações Estaduais que compõem a Federação Brasileira de Hospitais.

Por Assessoria/FBH