Maior encontro do setor hospitalar do país vai discutir os desafios e avanços na qualificação da rede hospitalar brasileira

Entre os dias 24 e 25 de julho, Florianópolis (SC) será sede da 15ª Convenção Brasileira de Hospitais; expectativa do evento é de reunir, no CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis, cerca de 2 mil congressistas de todo o país 

A cidade de Florianópolis (SC) será palco do maior encontro do setor hospitalar do Brasil. Entre os dias 24 e 25 de julho, a capital catarinense sediará a 15ª Convenção Brasileira de Hospitais (15ª CBH), evento pioneiro que celebra 55 anos de história e se consolida como um dos mais relevantes do país. O encontro, promovido pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH), pela Associação dos Hospitais do Estado de Santa Catarina (AHESC) e pela Federação de Hospitais e Entidades Filantrópicas de Santa Catarina (FHESC), espera reunir cerca de 2.000 congressistas e atrair mais de 3.000 visitas profissionais ao CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser realizadas no site: www.fbh.com.br/convencao.

Neste ano, o evento traz como tema central “A jornada pela qualificação da rede hospitalar brasileira”, promovendo debates essenciais sobre gestão, inovação e aprimoramento dos serviços de saúde. A programação contará com a presença de renomados especialistas, gestores hospitalares, representantes institucionais e governamentais, pesquisadores e empresas líderes em tecnologia e inovação. 

Fomento à qualificação hospitalar

De acordo com o presidente da AHESC, Maurício Souto Maior, o objetivo do evento é se consolidar como um espaço estratégico para o fomento de parcerias e discussões sobre soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo setor. “Esperamos que a realização da 15ª Convenção Brasileira de Hospitais estimule a integração e a colaboração entre os diversos atores do setor para debatermos aquilo que é realmente prioritário para a qualificação da nossa rede hospitalar”, explica Souto Maior.

Segundo ele, a melhoria da rede hospitalar passa, necessariamente, pela sustentabilidade financeira dos estabelecimentos de saúde, que há anos enfrentam dificuldades com a sobrecarga fiscal e a ausência de mecanismos para a atualização constante dos valores dos procedimentos realizados para a rede pública. “Além disso, há outros fatores não menos importantes, como a necessidade de parcerias para impulsionar investimentos em infraestrutura, capacitação profissional e implantação de programas de qualidade e segurança para o paciente”, acrescenta.

A preocupação com a sustentabilidade das entidades filantrópicas, consideradas a grande retaguarda de alta e média complexidades do SUS no país, também terá destaque durante o encontro. “No último ano, o setor filantrópico obteve importantes conquistas, sobretudo na interlocução com o Congresso Nacional para sensibilizar nossos parlamentares sobre a necessidade de um olhar especial sobre o setor. Durante a convenção, esperamos aprofundar nessa discussão e encontrar caminhos que ajudem esses hospitais a qualificarem seus serviços também”, explica Irmã Neusa Lúcio Luiz, presidente da FHESC.

Programação diversificada

Durante a 15ª CBH, os participantes terão acesso a uma programação ampla, incluindo cursos, palestras internacionais e mesas de debate com temas estratégicos, como: “Os desafios para a gestão hospitalar no mundo contemporâneo”; “Programas de qualidade e segurança na rede hospitalar”; “Desenvolvimento de competências técnicas e humanas na saúde”; “A transformação digital e a utilização de dados para tomadas de decisões estratégicas”, entre outros.

Além disso, o evento contará com uma área de exposição de materiais, equipamentos e serviços hospitalares, possibilitando o contato direto entre fornecedores e gestores, estimulando parcerias estratégicas e apresentação de soluções inovadoras para o setor.

A relevância da rede hospitalar catarinense

Santa Catarina possui uma rede hospitalar robusta, com 236 hospitais, sendo 149 deles filantrópicos. Essas unidades são responsáveis por 70% das cirurgias eletivas realizadas no estado e ofertam mais de 8 mil leitos ao Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo 54% de todos os leitos de UTI do estado.

A 15ª CBH será um momento crucial para destacar a importância desses estabelecimentos e discutir soluções sustentáveis para garantir a eficiência e a continuidade dos serviços de saúde no Brasil.

Para mais informações e inscrições, acesse: www.fbh.com.br/convencao.


Por Assessoria/15ª CBH