Palavra do Presidente

De jaqueline

Ainda no ano de 2019, quando demos início ao nosso primeiro mandato à frente da FBH, assumimos o compromisso de liderar a instituição numa nova jornada de valorização do setor, aberta ao diálogo com os poderes políticos, assim como com as frentes produtivas do país. Entre essas prioridades, sempre estabelecemos como meta decisiva a qualificação do setor, a preparação de novos líderes e o necessário socorro financeiro à rede como um todo, haja vista as intempéries constatadas até então, com o advento da pandemia e as consequências nefastas para o setor hospitalar mundial.

Vivenciamos e enfrentamos juntos muitas adversidades e uma das maiores crises da história da saúde. Não bastassem todos os desafios vividos, tivemos que reinventar processos e implementar novos procedimentos para combater a Covid-19. Aprendemos a recomeçar e a compreender ainda mais a responsabilidade e o impacto que a nossa instituição e o nosso setor têm no cuidado com as pessoas, com a sociedade, os profissionais que atuam na área, a economia e o país.  

Passada a tempestade, foi preciso arrumar a casa e evidenciar a importância social e econômica do setor para o país. Desde então, passamos a reivindicar uma maior participação do Estado no necessário desenvolvimento do setor, por melhores condições, pela sobrevivência de milhares de hospitais de pequeno e médio portes que estavam na iminência de fechar suas portas e, com isso, impactar diretamente na assistência de milhões de brasileiros que residem em cidades que estão longe dos centros urbanos.

Não dá para terceirizar essa prioridade! Também precisamos reduzir os impostos e possibilitar uma remuneração adequada tanto para os hospitais que são pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto para os que são conveniados às operadoras, para, assim, continuarmos gerando mais empregos e atendimento de excelência para todos.

Quero agradecer aos associados, aos parceiros, aos colaboradores, às instituições, às autoridades, à imprensa e aos colegas por acreditarem em nossa gestão e validarem tudo o que temos feito, renovando o nosso desafio. Vamos seguir cuidando dos hospitais, para que eles cuidem da saúde das pessoas!

Adelvânio Francisco Morato

Presidente da FBH