A importância dos check-ups nos cuidados de saúde

De Rafael

Exames podem identificar doenças silenciosas no corpo e ajudam a melhorar a qualidade de vida

Hoje em dia ter um modo de vida saudável vai muito além da boa alimentação e a prática de atividades físicas. A atenção com a saúde inclui principalmente a realização de consultas e exames médicos preventivos. E por isso, a realização do check-up é muito importante na vida das pessoas, pois possibilita que por meio de exames de rotina, o estado de saúde do paciente seja analisado de forma completa.

O procedimento permite a avaliação da situação de saúde de cada pessoa, identificando doenças silenciosas e sua tendência em se desenvolver. E para obter o diagnóstico, são feitos exames laboratoriais, como de sangue e urina, além de exames radiológicos e testes funcionais, juntamente com auxílio de consultas com especialistas de cada área médica.
De acordo com uma pesquisa realizada no ano passado, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sete em cada dez brasileiros dependem exclusivamente do SUS para realizar seus tratamentos. São mais de 150 milhões de pessoas que não têm acesso aos planos de saúde.

Para não deixar os cuidados com a saúde de lado, é importante conhecer alternativas que podem ser mais acessíveis. A plataforma de saúde VidaClass, por exemplo, oferece consultas a partir de R$35,00 e exames a partir de R$2,80. Além de serviços de telemedicina, seguros com internação hospitalar, e entrega em domicílio de medicamentos pelo VC Delivery.
“Os exames de rotina são indispensáveis para manter uma boa saúde. Eles mostram com mais clareza o que está acontecendo em nosso corpo e isso salva vidas. Ter opções de atendimento médico mais acessíveis também contribui para isso. Os preços dos planos de saúde estão cada vez mais absurdos e o SUS ajuda muito, mas está superlotado, principalmente por conta da pandemia”, diz Vitor Moura, CEO da VidaClass.

Check-up e a Pandemia

A preocupação com o contágio do vírus da covid impactou definitivamente nos hábitos das pessoas. Agora se tornou comum falar sobre cuidados com a saúde física, mental ou imunidade.

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), mostra que houve uma queda de 46,4% na quantidade de mamografias feitas no Brasil, nos meses de março e agosto do ano passado, comparado ao mesmo período de 2019. Na rede pública de saúde a queda foi de 27% entre janeiro e junho de 2019 foram realizados 180.093 exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo uma pesquisa realizada pela com a marca de benefícios de refeição Ticket, com mil usuários, sobre os cuidados com a saúde na pandemia, três em cada dez pessoas não realizam check-ups ou consultas de prevenção desde o começo de 2020.

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), mostra que houve uma queda de 46,4% na quantidade de mamografias feitas no Brasil, nos meses de março e agosto do ano passado, comparado ao mesmo período de 2019. Na rede pública de saúde a queda foi de 27% entre janeiro e junho de 2019 foram realizados 180.093 exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo uma pesquisa realizada pela com a marca de benefícios de refeição Ticket, com mil usuários, sobre os cuidados com a saúde na pandemia, três em cada dez pessoas não realizam check-ups ou consultas de prevenção desde o começo de 2020.

Nessa perspectiva é possível constatar que o medo covid-19 supera a preocupação com outros tipos de doenças. A maior parte das pessoas prefere adiar ou cancelar consultas e exames de rotina, o que é capaz de provocar sérias complicações.

Sobre a VidaClass – Criada em 2014, a VidaClass é uma startup que promove acesso a diversos serviços na área da saúde. Entre eles, médicos, dentistas, exames de imagens e laboratoriais, consultas multiprofissionais, pacotes hospitalares, seguro de diária, internação hospitalar e benefícios farmacêuticos. Atualmente, existem mais de 25 mil profissionais de saúde cadastrados na plataforma e mais de 200 mil usuários.

Veja também