ANS renova reconhecimento da FBH como Entidade Gestora de Programas do Qualiss

A Federação Brasileira de Hospitais (FBH) acaba de ter o seu reconhecimento como Entidade Gestora de Outros Programas do Qualiss renovado por mais três anos. Em Nota Técnica (nº 5/2024/CEIQP/GEIQP/DIRAD-DIDES/DIDES) emitida na última quinta-feira, 3, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) concluiu que a entidade cumpre os requisitos para continuar atuando no monitoramento, avaliação e envio de dados relacionados a execução de Programas de Qualidade na rede hospitalar.

O Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde (Qualiss) é um sistema de medição que utiliza indicadores para avaliar a qualidade dos prestadores de serviço na saúde suplementar. Ele visa a estimular a qualificação dos prestadores de serviços de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde) e aumentar a disponibilidade de informações sobre qualidade de prestadores de serviço, ampliando assim o poder de avaliação e de escolha por parte dos beneficiários de planos de saúde e pela sociedade em geral.

“No Brasil, dos 4.500 hospitais existentes na rede privada, mais da metade realizam atendimentos como prestadores de serviços do SUS. São estabelecimentos que têm uma importância gigantesca para a própria sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro e garantir a qualidade dos serviços realizados por esses hospitais é também um compromisso da FBH, que se renova com este reconhecimento da ANS”, destaca o presidente da FBH, Adelvânio Francisco Morato.

Instituído pela RN 510 de março de 2022 , o QUALISS consiste no estabelecimento de atributos de qualificação relevantes para o aprimoramento da qualidade assistencial oferecida pelos prestadores de serviços, na avaliação da qualificação desses prestadores de serviços de saúde e na divulgação dos atributos de qualificação. Para a execução do QUALISS, a ANS conta com a colaboração de entidades, que atuam em diferentes frentes: Entidades Participantes; Entidades Acreditadoras de Serviços de Saúde; Entidades Colaboradoras; e Entidades Gestoras de Outros.