Cardio-Oncologia: palestra destaca relação entre câncer e doenças cardíacas

De Rafael

Voltado para médicos interessados em cuidados ao paciente com câncer, o evento acontece no dia 15 de abril, no auditório do Hospital Badim

A relação entre doenças cardiovasculares e os efeitos colaterais de medicamentos utilizados no tratamento oncológico será o mote da palestra “Abordagem cardiológica em paciente com câncer”, que vai acontecer em 15 de abril (sábado), no auditório do Hospital Badim, na Tijuca, na Zona Norte do Rio. O pesquisador do Instituto do Câncer (Inca), o médico cardio-oncologista Marcos Renni vai abordar os avanços da cardio-oncologia, um setor em plena expansão e fundamental na prevenção de complicações cardiovasculares em pacientes que estão passando por procedimentos quimioterápicos.

Segundo o especialista, o uso de determinados medicamentos durante a quimioterapia pode levar à insuficiência cardíaca. É o caso das antraciclinas, que agem danificando as enzimas que facilitam a replicação do DNA nas células tumorais. O efeito da droga pode permanecer por um longo tempo no organismo, mesmo após o término do tratamento.

O evento gratuito, que é voltado para cardiologistas, oncologistas, geriatras e clínicos, será dividido em três momentos: aula teórica, discussões e ainda um tour pelas instalações do Hospital Badim, incluindo visitas ao Centro Cirúrgico, a Unidade de Terapia Intensiva e ao setor de Hemodinâmica.

Os participantes irão receber certificado ao final da jornada de ensino

Serviço

Palestra: Abordagem cardiológica em pacientes com câncer.

Palestrante: Médico cardio-oncologista Marcos Renni.

Data: 15 de abril de 2023 (Sábado).

Horário: a partir das 11 horas.

Local: Auditório do Hospital Badim. Rua São Francisco Xavier, 390, no Maracanã.

Evento gratuito

Informações e inscrição através do e-mail: antoninogedi@gmail.com

Veja também