Debate sobre a Qualificação do Gestor Hospitalar é destaque da OHLA 2020

De Rafael

Painel marcou o lançamento da versão em inglês do “Manual do Gestor Hospitalar -Volume 2”, publicado este ano pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH)

A jornada de qualificação do setor hospitalar e a preparação continuada dos seus líderes foi o tema que marcou os debates nesta sexta-feira, 6, durante o último dia de realização da Omnia Health Live Americas 2020. O painel, que contou com a presença do presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Adelvânio Francisco Morato, registrou o lançamento da versão em inglês do “Manual do Gestor Hospitalar -Volume 2”, publicação produzida pela FBH, com o objetivo de contribuir com o aprimoramento das rotinas de produção de profissionais que atuam à frente do gerenciamento de serviços de saúde. A Mesa contou, ainda, com as participações dos organizadores científicos da obra, Andréa Prestes e J.Antônio Cirino; além de Carlos Hiran Goes, CEO da AACI | Portugal e Brasil.

Durante a abertura do encontro, o presidente da FBH, Adelvânio Morato, destacou a missão da Entidade, de trabalhar pelo fortalecimento da rede hospitalar brasileira, e da satisfação de lançar, durante o evento, a versão em inglês do Manual do Gestor Hospitalar Vol.2. “Ao longo de sua trajetória, a FBH, entidade que representa mais de 4 mil estabelecimentos de saúde pelo país, compreendeu que municiar os gestores hospitalares com informações e conhecimentos práticos, que auxiliem esses profissionais no seu cotidiano, seria a melhor forma de contribuir para a transformação que o setor tanto precisa. A qualificação da rede passa necessariamente pelo preparo de seus líderes”, destacou Morato.

Ele também enfatizou a preocupação da FBH com as gestões dos hospitais de pequeno e médio portes, que representam cerca de 70% de toda rede brasileira. “São gestores que enfrentam dificuldades e que precisam de um suporte maior de capacitação para que possam melhorar as gestões dos estabelecimentos que gerenciam”, complementou.

A organizadora científica e autora de dois capítulos da obra, Andréa Prestes, explicou que a publicação busca associar o conhecimento teórico, abordado por pensadores, com a realidade prática, cotidiana, vivenciada pelos gestores brasileiros. “Aprendizado e educação permanente é o melhor caminho para promover transformações. Essa publicação é um esforço de levar mais conhecimento e qualificação aos gestores hospitalares de todo Brasil”, disse.

A escolha da linha conceitual utilizada na composição da obra foi abordada pelo organizador científico, J.Antônio Cirino. Ele também destacou as especificidades dos temas escolhidos para este segundo volume , “com capítulos que se complementam e dão continuidade aos assuntos que já haviam sido abordados no primeiro volume”. Cirino também chamou atenção para atualidade de temas como ‘Gestão da Mudança’, “Gestão de Riscos’ e ‘Compliance”, que neste momento marcado por um cenário pandêmico, de fortes inconstâncias, merecem atenção especial na preparação de líderes que estão à frente de serviços estratégicos na área da saúde.

O papel institucional da FBH, de colocar à disposição do segmento um importante instrumento para formação do profissional que está na administração de serviços de saúde, também foi frisado pelo CEO da AACI | Portugal e Brasil, Carlos Hiran Goes. “Não há mudança se não houver no feito humano a vontade. Os gestores que estão em posição estratégica devem trazer no seu conceito de liderança a vontade humana como um precursor desse processo de melhoria”, disse Carlos Hiran.

A Omnia Health Lives Americas (OHLA 2020) teve início na última segunda-feira, 2, com uma extensa programação, que promoveu a realização de mais de 30 sessões virtuais e a participação de cerca de 700 empresas.

Por Assessoria/FBH

Veja também