Doe Sangue Regularmente, uma iniciativa do Ministério da Saúde

De Rafael

O Ministério da Saúde lançou, na última segunda-feira, 14, a campanha ‘Doe Sangue Regularmente – com a Nossa União a Vida se Completa’. A iniciativa tem o objetivo de fomentar a ampliação do número de doadores e, com isso, incrementar o estoque de sangue do país, que teve uma redução de 10% desde o início da pandemia de covid-19. O lançamento ocorreu na data em que se comemorou o Dia Mundial do Doador de Sangue.

– Para ser um doador é preciso ter de 16 a 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal); pesar no mínimo 50 quilos; e estar alimentado. No dia da coleta, o doador não deve ingerir alimentos gordurosos antes da doação; deve ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas; e apresentar documento oficial de identificação com foto.

– Uma única doação de sangue, de 450 mililitros, é suficiente para salvar a vida de até 4 pessoas. Além disso, essa quantidade é reposta no organismo em 24 horas.

Veja também