Entidades Hospitalares apresentam pleitos da assistência psiquiátrica em audiência com o Ministério da Saúde

De Rafael

O vice- presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e presidente da Associação dos Hospitais de Santa Catarina (AHESC), Altamiro Bittencourt, esteve reunido, na manhã desta quinta-feira, 20, com o coordenador do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Dr. Rafael Bernardon, para discutir sobre a implementação da Política Nacional de Saúde Mental na rede hospitalar. Acompanhado da presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina (FEHOESC), Irmã Neusa L. Luiz, Altamiro falou das principais dificuldades que os hospitais têm enfrentado e questionou sobre a possibilidade de ampliação dos leitos psiquiátricos, bem como dos repasses para o custeio.

Rafael Bernardon informou que o Ministério da Saúde tem priorizado a habilitação de novos leitos de psiquiatria por todo o país, devido à defasagem constatada ao longo das últimas décadas, bem como ao aumento da demanda. Ele orientou que os hospitais interessados em habilitar novos leitos façam o cadastro no SAIPS, nas abas de Incentivo de Investimento para o Apoio à Implantação do Serviço de Saúde Mental; e Habilitação de Leitos.

Bernardon também ressaltou que o MS estuda a possibilidade de oferta de valores adicionais, pois reconhece que os valores repassados atualmente para a diária são baixos, e não cobrem as despesas de um leito de psiquiatria.

Os presidentes das entidades convidaram o coordenador para participar de uma reunião online, com a presença de diretores hospitalares e da Secretaria de Saúde de Santa Catarina para o esclarecimento de dúvidas sobre o tema. O convite foi prontamente aceito. A reunião por videoconferência será agendada para a última semana de agosto.

Veja também