FBH discute cenário da rede hospitalar brasileira em audiência com a ministra da Saúde, Nísia Trindade

Durante encontro, o presidente da FBH, Adelvânio Morato, formalizou o convite para que a ministra participe do 47º Congresso Mundial de Hospitais, que será realizado no Rio de Janeiro, em 2024

Em audiência realizada nesta quinta-feira, 7, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Adelvânio Francisco Morato, formalizou o convite para que o Governo Federal seja parceiro na realização do maior evento do setor hospitalar mundial. O 47º Congresso Mundial de Hospitais, promovido em parceria com a International Hospital Federation (IHF), será realizado na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 12 de setembro de 2024.

“A presença do Ministério da Saúde neste encontro é de grande importância. Nesta última edição do congresso, realizada em Lisboa- Portugal, participaram cerca de 1.400 congressistas, representando mais de 90 países. A nossa expectativa, aqui no Brasil, é de reunir mais de 2.000 congressistas e poder apresentar a experiência brasileira, sobretudo no SUS, já que somos um dos maiores sistemas de saúde do mundo”, destacou Adelvânio Morato.

O convite para que a ministra participe da solenidade de abertura também se estende às contribuições do Ministério para composição da grade científica do evento. “Como o tema central do evento é “Aprendizado Global, Ação Local”, queremos mostrar como funciona o maior sistema público de saúde do mundo, que é o brasileiro, e de que forma temos assimilado experiências e integrado ao nosso sistema conhecimentos mundialmente já usados. Assim, a contribuição do Ministério da Saúde será muito bem vinda na escolha de temas e painéis para palestras”’, acrescenta.

Durante o encontro, a FBH também abordou temas que estão na agenda prioritária dos hospitais privados do Brasil. O presidente lembrou que, atualmente, mais da metade dos estabelecimentos da rede privada já realiza atendimentos na rede pública, como prestadores de serviços. Porém, assegura que há espaço para que esta parceria seja ampliada para aumentar o acesso da população a cirurgias e internamentos, por exemplo.

A FBH também apresentou para ministra o programa Qualifica FBH, que é uma iniciativa que tem como objetivo capacitar e qualificar profissionais da área da saúde. O programa oferece cursos e treinamentos em diversas áreas, como gestão hospitalar, segurança do paciente, entre outras, visando aprimorar as habilidades e conhecimentos dos profissionais e contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos hospitais. “A ministra achou muito interessante, muito oportuno para a rede hospitalar, tendo em vista que proporciona uma melhoria no atendimento à população também”, disse Morato.

Participou também do encontro o superintendente da FBH, Luiz Fernando C. Silva.