Federação participa de debates e apresenta projetos estratégicos para o fortalecimento do setor hospitalar brasileiro, como o Programa Qualifica FBH e a presença na COP30
A maior e mais completa feira do setor saúde das regiões Norte e Nordeste, a HospitalMed 2025, foi aberta nesta quarta-feira (22), no Centro de Convenções de Pernambuco, reunindo milhares de profissionais, instituições e marcas de todo o país. Parceira da feira desde sua primeira edição, a Federação Brasileira de Hospitais (FBH) marcou presença com sua diretoria e participou ativamente dos principais debates e momentos de integração do primeiro dia de evento, que segue até sexta-feira (24).
No Lounge da Presidência — espaço voltado a homenagens, lançamentos e networking —, lideranças do setor, expositores e representantes de grandes marcas acompanharam o Momento FBH + STEMS (Sociedade de Turismo Médico e Saúde). Na ocasião, foram apresentados projetos estratégicos das instituições, entre eles o Programa Qualifica FBH e as ações de preparação para a participação do setor hospitalar brasileiro na COP30, em Belém.
O presidente da FBH, Reginaldo Teófanes, destacou o papel da feira como um vetor de desenvolvimento do setor hospitalar no Nordeste e reforçou o compromisso da entidade em representar e fortalecer os mais de 4.500 estabelecimentos hospitalares do país — dos quais mais da metade são de pequeno porte.
“A HospitalMed é um espaço de união e aprendizado, que fortalece toda a cadeia da saúde. A FBH tem orgulho de ser parceira deste evento desde a sua primeira edição, e esperamos que essa parceria continue rendendo bons frutos por muitos anos”, afirmou Teófanes.
O vice-presidente da FBH e presidente da STEMS, Graccho Alvim, também participou do encontro e ressaltou o potencial do Brasil no cenário internacional do turismo médico.
“Estamos estruturando uma rede sólida e qualificada para receber pacientes internacionais nos principais polos de saúde do país. O Brasil tem expertise, tecnologia e profissionais altamente capacitados. Nosso objetivo é fazer do turismo médico um novo vetor de desenvolvimento econômico e social”, destacou Alvim.
Superando expectativas
Segundo Tatiana Menezes, diretora de Marketing da HospitalMed, a edição de 2025 já pode ser considerada a maior de todos os tempos.
“Já no credenciamento percebemos um aumento de quase 40% no número de visitantes, além de um crescimento de cerca de 20% na participação de expositores. A expectativa é ultrapassar a marca de 26 mil visitantes ao longo dos três dias de evento”, afirmou.
Nesta edição, a HospitalMed reúne mais de 300 expositores, representando cerca de 400 marcas do setor de saúde. Além da feira, a programação inclui uma ampla grade científica, com mais de 60 eventos simultâneos, entre congressos, simpósios e encontros técnicos.