A Federação Brasileira de Hospitais (FBH) reuniu nesta quarta-feira, 6, os principais líderes e representantes da Saúde do país, além de autoridades públicas, políticos e empresários da cadeia produtiva do setor, em um animado coquetel que marcou a posse da nova diretoria da Entidade para o triênio de 2022-2025. O médico Adelvanio Francisco Morato, que também preside a Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG), foi reeleito e seguirá à frente da entidade ao lado de Luiz Aramicy Bezerra Pinto, como secretário Geral; e Mansur José Mansur, como Diretor Tesoureiro.
A cerimônia, realizada em Brasília-DF, foi prestigiada por parlamentares que têm se somado às pautas urgentes levantadas pela rede hospitalar brasileira, a exemplo do presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal, Antônio Brito (PSD/BA); do presidente da Frente Parlamentar de Prevenção de Doenças Pulmonares Graves, deputado Pedro Westphalen (PP/RS); do deputado Hélio Lopes (PL/RJ) e do senador Izalci Lucas (PSDB/DF). O Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Daniel Meireles, também compareceu ao evento representando o ministro Marcelo Queiroga.
“Nosso desejo era fazer hoje algo diferente, que possibilitasse reunir todos vocês numa noite especial para brindarmos esse novo ciclo que se inicia. Agradeço em nome de toda a diretoria eleita a confiança em nós depositada para continuarmos trilhando um mandato que faça a diferença e a evolução na vida das pessoas e no desenvolvimento do setor hospitalar brasileiro”, disse Adelvânio Morato.
Ele também aproveitou para fazer um breve balanço dos três anos de seu primeiro mandato, quando grandes projetos foram priorizados pela entidade com o objetivo de fortalecer o setor, oferecer capacitação técnica para os profissionais, além de promover estudos sobre a realidade da rede hospitalar brasileira. “Nossa missão é trabalhar para ampliar o acesso da população brasileira aos tratamentos de saúde de que tanto precisa, e essa ampliação passa pelo fortalecimento de nossos estabelecimentos”, reforçou.
O protagonismo da FBH no debate propositivo sobre os rumos da saúde no país, assim como o posicionamento político da entidade diante de projetos que têm impacto direto no setor, também foram ressaltados pelos parlamentares presentes na cerimônia.
“Ao longo de sua história, a FBH tem sido uma porta-voz atuante do setor hospitalar brasileiro, defendendo a implementação de políticas que promovam a recuperação econômica dos hospitais e identificando as principais dificuldades vivenciadas por eles, principalmente os estabelecimentos de pequeno e médio portes, como ficou evidente durante toda a pandemia”, destacou o deputado Pedro Westphalen.
Estiveram presentes no coquetel de posse da nova diretoria os representantes das associações estaduais que integram a FBH: AHERJ (Associação dos Hospitais do Estado do Rio de Janeiro); AHSEB (Associação dos Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia); AHMG (Associação dos Hospitais do Estado de Minas Gerais); AHOPAR (Associação dos Hospitais do Estado do Paraná); AHEG (Associação dos Hospitais do Estado de Goiás); AHECE (Associação dos Hospitais do Estado do Ceará), APH (Associação Paraibana de Hospitais); ANH (Associação Nordestina de Hospitais); AHESC (Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina); e AHESP (Associação de Hospitais do Estado de São Paulo).
Também prestigiaram o evento representantes da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde); da Associação Nacional dos Hospitais Privados (ANAHP); da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH); da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (Abimo); da Organização Nacional de Acreditação (ONA); do Sindicato dos Hospitais do Estado de São Paulo (SindHosp/SP); da Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC); da Sindicato Brasiliense de Hosp. Casas de Saúde e Clínicas (SBH); da Empresa MV; da Informa Marketing; do Grupo Mídia; do Sicoob/DF e da HapVida.
Por Assessoria/FBH