Após uma abertura com a presença do Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, e da médica Socorro Gross, representante da OPAS/OMS no Brasil, a Expo-Hospital Brasil e Expo-Dental que ocorre em Belo Horizonte-MG, no Expominas, até amanhã (28), tem hoje, entre sua programação, a palestra de Gonzalo Vecina, médico sanitarista brasileiro, fundador e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Ele é um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde e professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
Gonzalo vai falar amanhã, às 14h10, sobre “Mercado da Saúde: tendências, desafios e perspectivas”.
Vai apresentar os desafios do setor público, financiamento e a questão da tentativa de não usar a regra da Emenda Constitucional nº86, 15% da RCL; também das questões relativas ao arranjo assistencial, o desafio da gestão e da tendências das parcerias e o desafio do desenvolvimento da indústria da saúde. Quanto ao setor privado, a discussão será sobre o descontrole da sinistralidade e a necessidade de fugir do F4S.
Comissão Intergestores Bipartite do Sistema único de Saúde em MG
Hoje, o evento também marcou a celebração dos 30 anos da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde no Estado de Minas Gerais (CIB SUS/MG). A ação comemorativa fez parte da 300ª reunião do colegiado, realizada especialmente durante a Feira ExpoHospital, no Expominas, em Belo Horizonte. Na pauta da reunião, além da referência às três décadas de decisões compartilhadas, também estiveram aprovações e deliberações importantes para a gestão da Saúde no estado.
Na oportunidade, o governador enalteceu o papel da Comissão para a materialização das políticas públicas de saúde e reforçou a satisfação por poder participar desse evento histórico.
“Eu, mais do que ninguém, posso atestar a minha satisfação com as conquistas que já tivemos na Saúde em todo o estado. Estamos governando para os mineiros e as decisões que tomamos são técnicas. Hoje, os municípios têm total diálogo com o Governo do Estado e esse evento é um exemplo daquilo que deu certo. Estamos todos juntos em um barco chamado Minas Gerais”, reforçou.
A CIB SUS/MG é o espaço de discussão dos gestores estaduais e municipais na negociação e pactuação para a regulamentação e operacionalização das políticas públicas de saúde no âmbito do SUS. Nesta instância, são discutidas e definidas as ações de saúde, o formato e como as políticas e decisões serão viabilizadas, o financiamento e a forma como serão monitoradas em todo o estado de forma colegiada, com a ciência e aprovação de gestores e representantes dos municípios mineiros.
Fonte: Agência Minas