H.Olhos alerta sobre a importância de considerar a saúde ocular durante o check-up anual

De jaqueline

Consultar um oftalmologista pelo menos uma vez por ano auxilia com diagnóstico preciso de problemas oculares como, por exemplo, glaucoma e catarata, que podem evoluir para a cegueira; segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% das cegueiras são evitáveis

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), na segunda quinta-feira do mês de outubro é celebrado o Dia Mundial da Visão. O objetivo da data, que este ano será dia 13 de outubro, é orientar a população sobre a prevenção de doenças oculares que podem causar cegueira se não diagnosticadas e tratadas, como glaucoma, catarata e retinopatia diabética, entre outras.

“É muito importante manter uma frequência anual para acompanhar a saúde dos olhos, pois estamos expostos diariamente a situações que, com o tempo, podem prejudicar a visão, como exposição ao sol e aparelhos eletrônicos e a poluição que pode contribuir para o aparecimento de olho seco e alergias oculares. Um problema ocular detectado em estágio inicial pode ser tratado e corrigido, evitando que cause complicações futuras, inclusive a perda da visão”, explica a Dra. Myrna Serapião dos Santos, oftalmologista, especialista em doenças da superfície ocular e córnea e Diretora Médica da Vision One, detentora do H.Olhos.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem um número estimado de 1,5 milhão de pessoas cegas. Esse número representa 0,75% do total da população do país. Tomando como base a informação da OMS, que aproximadamente 60% das cegueiras são evitáveis, 900 mil brasileiros não entrariam nesta estatística se fossem anualmente ao oftalmologista.

Prevenção e cuidados

  • A primeira visita ao oftalmologista deve ser feita logo no primeiro ano de vida.
  • Evite coçar os olhos, esse ato pode contribuir para o desenvolvimento de algumas patologias oculares.
  • O uso excessivo de telas, com o tempo, pode causar sintomas oculares e danos à visão.
  • Manter hábitos alimentares saudáveis também são importantes para uma boa visão.
  • Evite exposição prolongada ao sol. Recomenda-se o uso de óculos de sol desde a infância.
  • É muito importante incluir no check-up anual uma consulta com oftalmologista.

Veja também