Hapvida lança programa piloto de inovação aberta com startups

Um dos maiores sistemas de saúde suplementar do País, com mais de 6,5 milhões de clientes, investe em programa para encontrar cinco startups que contribuam ainda mais com a performance da empresa nos próximos anos


São Paulo, 20 de novembro de 2020 –
 O Hapvida, um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil, lança, neste mês, um programa piloto de inovação aberta com startups (equity free), batizado de Explora. A ideia é selecionar cinco startups em âmbito nacional que possam implementar pilotos em um prazo de até 4 meses, atuando com os seguintes desafios da companhia: como dar escala a programas de saúde preventiva, como implementar uma ferramenta para diagnóstico, gestão e treinamento quanto à LGPD, como melhorar a gestão de saúde e bem-estar do cliente a partir do seu histórico na empresa, como criar novas oportunidades a partir dos dados gerados pela empresa e como criar um canal mobile único de comunicação e serviços de RH com os nossos colaboradores. “Esses desafios estratégicos atendem a necessidades atuais e ajudam a construir nossa visão de futuro para a empresa. Entendemos que conseguiremos uma boa resposta das startups e traremos ótimo insights para nosso programa”, explica Fabio Calzavara, Head de Inovação e Design do Hapvida.

O registro de interesse das startups deve ser feito a partir do link https://app.pipefy.com/public/form/qkvUxre7 , do dia 16/11 ao dia 25/11. O programa é realizado em parceria com a Kyvo Design Driven Innovation, consultoria que conduzirá o processo de busca ativa de startups para posterior realização de entrevistas e seleção das startups para o processo de prototipação e implementação dos pilotos. O programa será finalizado no Demo Day, com a apresentação dos resultados dos projetos pilotos.

As cinco startups escolhidas terão acesso a um pacote de benefícios, incluindo recursos para implementação dos pilotos validados de até R$ 16 mil por piloto, visibilidade do projeto, contato com diferentes áreas da organização, mentorias com executivos, acompanhamento Kyvo e Hapvida para desenvolvimento dos pilotos e possibilidade de rollout a partir dos resultados apresentados e do potencial da startup. Além disso, as startups contarão com uma atuação voltada para comunicação e RP, além outros benefícios disponibilizados através da Comunidade Kyvo.

Criado em 1979 pelo médico oncologista Candido Pinheiro Koren de Lima, o Hapvida tem feito movimentos importantes nos últimos tempos. Com mais de 6,5 milhões de clientes, a empresa decidiu fazer esse movimento junto ao ecossistema de inovação ainda em 2020 porque enxerga um processo de retomada forte no ano que vem, quando a pandemia apresentar uma situação mais controlável. Na esteira que suporta o programa Explora, a empresa fez uma série de investimentos recentes em Tecnologia de Informação (TI). Uma das iniciativas foi a criação de uma plataforma que acompanha todas as suas unidades em tempo real. Ativado pela biometria do paciente, o Núcleo de Controle e Qualidade acompanha todo o trajeto dele nas unidades do Hapvida, desde o momento da chegada até a saída, monitorando principalmente o tempo de espera no atendimento. Além disso, iniciativas importantes de Inteligência Artificial e novos produtos digitais para o cliente vem sendo desenvolvidos constantemente.

A empresa atua com mais de 35 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 43 hospitais, 191 clínicas médicas, 43 prontos atendimentos, 175 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Para garantir um sorriso com mais saúde, a Operadora criou, em 2009, o Hapvida+Odonto, que atua em todo o país.

Programa Explora

Link de registro de interesse das startups: https://app.pipefy.com/public/form/qkvUxre7

Período de Inscrição: 16 a 25 nov

Pré-requisito para se candidatar: Startup com solução no mercado nacional

Áreas de Interesse: medicina preventiva, gestão de crônicos, data mining, machine learning, IA, LGPD, endomarketing, monitoramento da saúde, orquestração de canais e engajamento mobile.

Outros investimentos em inovação:

  • Maida.health – resultado da fusão entre a Haptech, empresa de tecnologia do grupo Hapvida, e a Infoway. A junção, que aconteceu em 2019, possibilitou à nova healthtech apostar em aplicações de Inteligência Artificial (IA) e Telemedicina no Hapvida. Além de auxiliar os diagnósticos a partir de exames de imagem, o que aumenta a eficácia e segurança da resposta médica. Na telemedicina, já são mais de 200 mil teleconsultas diretas realizadas com sucesso, com avaliação extremamente positiva dos pacientes.

https://maida.health/

  • Tercepta – surgiu em 2106, quando, em Ribeirão Preto (SP), aconteceu o Prêmio “Projeto mais inovador – IBM”. Vitoriosa na competição, a startup construiu um protótipo e um hardware de câmera inteligente foi testado durante 2017 no laboratório de inovação do São Francisco – SFHealthUp. A ideia ganhou bagagem para se tornar uma empresa e recebeu um aporte do laboratório para a criação e instalação do produto na unidade “Mais Saúde – São Francisco”.

http://tercepta.io/