A instituição retoma o projeto junto às mulheres do grupo de risco, sem cobertura de planos de saúde
O Hospital Ernesto Dornelles, cumprindo seu objetivo de promover assistência integral e qualificada em saúde, realizará mais uma edição da Campanha Outubro Rosa – Juntos Contra o Câncer de Mama no dia 14 de outubro, a partir das 09h, no Anfiteatro Bruno Marsiaj (Avenida Ipiranga, 1801 – Térreo do HED). Nesta data, serão disponibilizadas 150 consultas gratuitas com a equipe médica do Centro de Atenção à Saúde da Mulher do HED (CAMHED), além da realização gratuita de mamografia, ecografia mamária e biópsia, conforme orientação médica. A ação é voltada para mulheres sem cobertura de plano de saúde e que tenham idade para iniciar o rastreamento, acima dos 40 anos, ou que façam parte do grupo de risco para o câncer de mama.
Realizada desde 2016 junto à comunidade e às colaboradoras do Ernesto Dornelles, a campanha tem o intuito de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce, assim como oferecer acesso a uma assistência médica e hospitalar integrada. Devido à pandemia da Covid-19, nos anos de 2020 e 2021 não foi possível promover a ação em sua plenitude. Neste ano, ainda em decorrência da pandemia, o evento será realizado com capacidade reduzida.
A campanha Outubro Rosa – Juntos Contra o Câncer de Mama tem o patrocínio do SIDI – Medicina por Imagem e do VITTA – Centro Avançado de Radioterapia, serviços parceiros do Ernesto Dornelles, e o apoio do Instituto Camaleão, Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional do Rio Grande do Sul, Instituto de Patologia e Sponchiado Jardine.
Sobre o câncer de mama:
No Brasil, o câncer de mama é a maior causa de morte por neoplasia maligna entre a população feminina. Também possui o número mais elevado de incidência entre as mulheres, após o câncer de pele não melanoma. Para 2022, a estimativa era de 66.280 novos casos da doença, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
De acordo com o coordenador do CAMHED e mastologista do Ernesto Dornelles, Dr. Mario Schorr, a patologia consiste em uma alteração anormal nos genes das células. “Elas começam a se proliferar de maneira desregulada e agem como um parasita. Quando o tumor atinge outras partes do corpo, entrando nos vasos sanguíneos ou linfáticos, ocorre a metástase”, explica.
Quando se faz o diagnóstico precoce e possui-se uma lesão impalpável (aquelas que aparecem apenas em exames por imagem) de 1cm para baixo, as chances de cura são em torno de 90%. Por isso, a importância do autoexame das mamas e da mamografia acima dos 40 anos. “Se a mulher tem histórico familiar de primeiro grau, indica-se a análise com antecedência, em torno de 10 anos antes da idade que o familiar teve a doença. Por exemplo, se a mãe teve câncer com 45 anos, é ideal que a filha faça a mamografia com 35 anos”.
Alguns fatores colaboram para o aparecimento do câncer de mama, como: “Poucos ou nenhum filho, menopausa tardia, menstruação precoce, obesidade na vida adulta, filhos a partir dos 30 anos e má alimentação”, diz. Para ter uma melhor qualidade de vida, é indicada a prática regular de exercícios físicos, exames anuais e boa alimentação.
Outubro Rosa
A campanha Outubro Rosa é uma ação mundial, que visa alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o tumor que mais acomete as mulheres em todo o mundo. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Mastologia adotou o tema “Quanto antes melhor” para a Campanha de 2022, visando reforçar a importância do diagnóstico precoce e de início imediato do tratamento.