Presidente da FBH destaca perspectivas do setor para 2022 em entrevista à Revista Conect Info

De Rafael

O presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Adelvânio Francisco Morato, foi um dos destaques da edição deste mês da Revista Conect Info ( 24a Edição). Na reportagem especial de capa, que trata dos cenários e projeções do setor saúde para o ano de 2022, quando se espera que o processo de vacinação contra a covid-19 tenha sido concluído, Morato fala das dificuldades enfrentadas pela rede hospitalar brasileira e das expectativas com a alta demanda de casos gerada pelo cancelamento de cirurgias eletivas.

“Os esforços da FBH estão centrados em garantir a sobrevida de milhares de hospitais de pequeno e médio portes que estão sendo impactados e correm o risco de fechar. Nos últimos 10 anos, 600 hospitais tiveram suas portas fechadas. Se nada for feito, para o próximo ano poderemos ter um quantitativo ainda mais preocupante e, com isso, desemprego e desassistência em pequenos municípios do país”, salienta o presidente da FBH.

Para ele, a recuperação econômica do setor hospitalar perpassa pela retomada integral dos serviços disponibilizados à população. “Como em 2020 foram mais de 1 milhão de procedimentos represados, para 2021 e 2022 a expectativa é de enormes filas que precisarão ser zeradas, e para isso será necessário contar com mais estabelecimentos e mais profissionais de saúde à disposição.”

Como solução rápida e efetiva, ele propõe o estabelecimento de parcerias entre os setores público e privado para garantir a assistência a quem precisa, salvaguardar o funcionamento de hospitais de pequeno e médio portes e, com isso, garantir a manutenção de milhares de empregos no setor.

“Será necessário pensar estratégias para garantir que milhões de brasileiros que deixaram de ser acompanhados durante a pandemia possam retomar seus tratamentos. Para isso, acreditamos que uma parceria entre os setores público e privado poderá dar uma resposta à altura”.

Veja a reportagem completa aqui!

Veja também