Qual é o seu papel no uso correto do plano de saúde?

De Rafael
*Lucas Gurgel Tiso

Coordenador Médico da Amparo Saúde
Você já parou para pensar que pode estar usando o seu plano de saúde de forma errada e que isso influencia todo o sistema de saúde? O modelo tradicional do uso como um “shopping de especialidades e exames” é o que você conhece, em que há uma série de especialistas de saúde e clínicas à disposição, entretanto isso não significa que seja o melhor para você. Este modelo é o que mais gera volume desnecessários de exames e intervenções, que além de sobrecarregar sua operadora, pode impactar em diagnósticos falsos positivos, que nada mais é do que um exame com resultado errado confirmando uma doença que você não tem. Ou seja, muitas vezes consultas e exames são realizados sem necessidade, aumentando as despesas e o principal: não resolvendo, de fato, as necessidades das pessoas.

Mas então como usar o plano de saúde corretamente? Esses hábitos foram criados há muitos anos e é preciso o entendimento do uso correto do sistema e a mudança desse comportamento para que todos passem a utilizar a rede de saúde que foi criada com mais qualidade para todos os lados. Para isso, valem algumas informações que podem contribuir para essa transformação.

O primeiro e mais importante ponto: tenha sempre um médico de sua confiança, que te acompanhe e saiba de todo o seu histórico clínico. Quando você é atendido por um médico diferente a cada queixa, você não mantém constância e acompanhamento preventivo. Isso te expõe a realizar um volume elevado de exames, boa parte deles repetidos, e que não resultam em sua maioria das vezes na elucidação de um diagnóstico. Além disso, você gasta muito mais tempo até chegar a um diagnóstico definitivo, porque a cada ida ao médico tem que explicar todo o seu histórico clínico, realizar novos procedimentos para que o médico conheça um pouco sobre você.

Neste cenário, a pandemia movimentou o mercado de saúde e vem gerando soluções que têm facilitado a vida das pessoas para um acesso de qualidade e com custo-benefício justo e diferenciado que incentiva esse conceito de prevenção. É a proposta de diversas healthtechs que vem trabalhando com as operadoras de saúde para a reeducação do brasileiro por meio da Atenção Primária à Saúde (APS).

Esse modelo propõe o cuidado integrado ao paciente com equipes multidisciplinares que contam com médicos de família e profissionais de enfermagem, nutrição e psicologia que atuam para melhorar a saúde física e mental de cada indivíduo. Dessa forma, esses times de cuidado estão disponíveis para te ouvir de verdade e conseguem avaliar as reais necessidades de cada paciente, acompanhar toda a jornada de saúde (com histórico de exames, queixas, consultas) e, aí sim, direcionar para o que é necessário. O profissional conhece você e sua história, te acompanha, será o seu primeiro contato para qualquer queixa, resolve 85% das situações e, se for necessário, ele indica o especialista que você deve consultar.

Uma das empresas que têm atuado para ajudar todo esse sistema e mostrado às pessoas os benefícios do uso consciente e mais eficaz para a própria saúde é a Amparo Saúde , que atua desde 2017 com as maiores operadoras do Brasil por meio da APS e tem tido resultados assertivos nos desfechos clínicos, na qualidade de vida dos pacientes e na redução da sinistralidade. Atuamos tanto em clínicas presenciais em todo o Brasil, como em telemedicina e o médico de família tem sido essencial para acompanhar a saúde de tantos pacientes que precisaram mudar suas rotinas diante da pandemia.

Agora que você sabe a importância de ter um médico de família e um ponto focal para cuidar da sua saúde, outras dicas também podem ajudar a usar melhor o plano de saúde. Uma delas é: antes de assinar a ficha médica, verifique se os serviços descritos estão de acordo com os realizados. Depois, guarde sempre os exames que você já fez, e leve em todas as consultas que fizer, pois muitos deles têm validade prolongada e não precisam ser repetidos.

O uso correto do PS (Pronto Socorro) também é importante. Muitas pessoas acabam indo ao atendimento de emergência sem necessidade por não se tratar de urgência ou emergência. É preciso entender que o PS tem como finalidade garantir o atendimento de situações de risco de vida, e que as demais consultas médicas devem ser feitas no atendimento comum – além do fato de que estar em um ambiente de pronto socorro te expõe a outras contaminações e doenças graves. Por isso é importante ter um médico de família, que deve ser contatado para qualquer situação e ele direcionará o caminho mais adequado.

Outro ponto que reduz a eficiência do sistema é o reembolso. Opte sempre por médicos credenciados do seu convênio: isso tem um grande impacto na redução de custos. Quando optar por um médico fora da rede e usar o reembolso, não divida recibos. A prática é considerada fraude e prejudica ainda mais todo o sistema.

A melhor opção para o uso dos planos de saúde é, sem dúvidas, a Atenção Primária, o médico de família, e que as pessoas olhem com mais responsabilidade para a própria saúde e todo o impacto nessa cadeia. O cuidado coordenado aliado à tecnologia e as pessoas utilizando o sistema corretamente é um modelo que todos ganham: paciente com melhores cuidados e resolução mais rápida, operadoras com menos sinistralidade e empresas com melhor acompanhamento da saúde dos funcionários por um preço justo. Agora que você sabe os benefícios e a importância dessa mudança do uso do sistema de saúde e que isso tem um papel fundamental nesse cenário, o que acha de refletir e utilizar o seu plano de saúde de maneira mais consciente?

*Lucas Gurgel Tiso

Coordenador Médico da Amparo Saúde

Médico de formação há quatro anos, desenvolve projetos com foco em soluções de interoperabilidade e automação de processos. Foi responsável pelos protocolos assistenciais de VBHC (Value-Based Health Care) na Rede Ímpar. Também atuou no CIES Global como coordenador de projetos e na HealthBit – Inteligência em Saúde como Partner in Medical Practice.

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