Reconhecimento para quem multiplica atitudes que geram valor marca a 2º Semana da Experiência do Paciente da Santa Casa

De Rafael
A segunda edição da Semana da Experiência do Paciente movimentou as áreas assistenciais e administrativas da Santa Casa de Porto Alegre. Os colaboradores da instituição, além de pacientes e familiares que circularam pelas áreas de convivência e corredores dos hospitais, entre os dias 24 e 28 de abril, foram convidados a refletir sobre a importância de atitudes que geram valor em todas as etapas de atendimento.
“A Semana da Experiência do Paciente reúne uma série de ações como forma de alerta e conscientização. O objetivo é que todos fiquem atentos ao conceito e a importância de proporcionar uma boa experiência ao paciente e familiares. Para além da qualidade médico assistencial, essa experiência perpassa toda jornada dentro da instituição, desde o momento em que ele escolhe a Santa Casa até a alta ou uso do serviço com acompanhamento domiciliar. Nosso desafio diário é entregar o melhor desfecho clínico, sempre considerando o que importa para os nossos pacientes”, explica a diretora de Operações da Santa Casa, Gisele Nader Bastos.
Um dos destaques deste ano foi o lançamento do selo de reconhecimento “Minhas atitudes geram valor”, entregue para os profissionais melhor avaliados pelos pacientes no primeiro trimestre de 2023, com base no número de elogios na Ouvidoria e na Pesquisa HFocus, além da aderência ao perfil Jeito Santa Casa de Ser. Em ato realizado no Salão Nobre da Provedoria, o médico cardiologista Carlos Kalil e a colaboradora do Hospital São Francisco Laura Silveira Batista foram homenageados pelo impacto positivo gerado durante a jornada de quem recebe atendimento na Santa Casa. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a entrega de valor aos pacientes, incentivando que essas atitudes sejam inspiração e possam ser replicadas em todas as áreas.
Planejada e executada pela área de Comunicação e Marketing em parceria com o Escritório de Valor da instituição, o objetivo da Semana é mobilizar todas as equipes da instituição a empenhar contínuos esforços no propósito de cuidado com o paciente. “Nosso objetivo é potencializar ainda mais o Jeito Santa Casa de Ser entre os mais de dez mil profissionais que atuam diariamente na instituição. Por isso, além de compartilhar iniciativas do colaborador com o paciente, também passamos a reconhecer quem se destaca e multiplica esse cuidado com nossos pacientes”, destaca a gerente de Comunicação e Marketing da Santa Casa, Andréa Schüür Macagnan.

Outra novidade deste ano foi a oportunidade oferecida aos colaboradores de vivenciar algumas horas com a equipe do “Posso Ajudar?”, considerado um dos primeiros pontos de contato com os pacientes. Em dois dias, cerca de 60 profissionais das áreas administrativas e assistenciais puderam experienciar essa nova função. Além disso, também fizeram parte da programação uma sessão de cinema especial seguida de um bate-papo sobre experiência do paciente, visitas nas áreas assistenciais com um violinista da OSPA, espaços instagramáveis e o lançamento do prontuário afetivo.

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