O programa Mais Especialistas, do Governo Federal, já começa a apresentar resultados concretos em Minas Gerais. A iniciativa, que prevê a contratação de hospitais e clínicas da rede privada e filantrópica para atender à demanda reprimida por consultas e procedimentos especializados no SUS, tem se mostrado um importante avanço na ampliação do acesso da população à saúde especializada.
Em Contagem (MG), uma demanda histórica da população está sendo finalmente atendida: o início das cirurgias cardíacas. A partir de setembro, com um investimento superior a R$ 96 bilhões, fruto da parceria entre o Governo Federal, o Governo de Minas Gerais e o Hospital Santa Rita — unidade associada à Central dos Hospitais/FBH —, serão realizados cateterismos, angioplastias, cirurgias cardíacas, internações e disponibilizados 10 leitos de UTI.
A Federação Brasileira de Hospitais (FBH) reconhece a relevância do programa e reforça seu compromisso em apoiar iniciativas que valorizem e integrem a rede hospitalar privada e filantrópica na construção de um SUS mais resolutivo, acessível e eficiente.