Tecnologia como agente para melhorar qualidade e acessibilidade de serviços de saúde

De Rafael

Por Michael Ruah, CEO e cofundador da SouSmile, startup brasileira de alinhadores invisíveis

Quando me formei na faculdade, trabalhei por um tempo no mercado financeiro como analista de investimentos procurando oportunidades para um fundo. Um dos setores que me aprofundei na época foi no varejo alimentar. Lembro-me bem como classificávamos as empresas por posicionamento de preço. Tinham empresas como Walmart e Dia que se diferenciavam com “Everyday Low Prices” enquanto outras miravam uma seleção de produtos mais aprimorada e com um nível de atendimento superior, porém com preços elevados.

Vários anos depois, quando decidi empreender em 2017, revisitei o setor para ver se tinha uma forma de conciliar um nível de serviço premium com uma liderança de custo. Não achando nenhuma oportunidade, acabei focando em empresas direct-to-consumer que visam alavancar tecnologia para oferecer produtos e serviços mais baratos e com uma experiência mais moderna e digital e portanto mais encantadora. Vale comentar que antes de entrar na área da saúde onde eu decidi empreender, vários empresários mais visionários que eu conseguiram resolver a equação de custo-benefício no varejo alimentar usando tecnologia como no caso da LivUp e da Shopper.

Eu comecei uma empresa de prestação de serviços odontológicos, ao lado de cinco sócios-fundadores, focada em tornar o aparelho invisível mais acessível para os brasileiros. Apesar de ser um produto com vários benefícios como a previsibilidade dos movimentos dentários, a aparência estética, o conforto e higiene, o produto ainda tinha um market share de menos de 4% dos 2 milhões de casos ortodônticos iniciados anualmente no Brasil. Em comparação, nos Estados Unidos, 40% dos casos já são tratados com aparelhos invisíveis.

O desafio era como tornar o produto mais acessível e aumentar a adoção por parte dos dentistas sem abrir mão da qualidade do produto e do atendimento. É aí que a tecnologia entrou no jogo. Através da nossa plataforma de software que é composta por uma área do cliente, um portal do dentista e uma área de produção e gestão de pedidos, dentistas parceiros podem disponibilizar os seus horários vagos para os nossos clientes que residem em suas cidades. Os clientes têm a conveniência de agendamento e pagamento online para além de um atendimento 24×7 pelo nosso time de customer experience que inclui dentistas disponíveis para tirar dúvidas emergenciais. Tudo isso enquanto vendemos a um preço 60% mais acessível do que o preço de mercado para alinhadores. Ainda estamos na busca incansável de tornar o serviço ainda mais acessível, mas temos orgulho de ter conseguido fazer tudo isso com uma taxa de satisfação de 4.9/5 estrelas e mais de 20% dos clientes vindo por indicação.

Os desafios da área da saúde como um todo são muito complexos para atacar apenas com uma solução mas não tenho dúvida de que tem muito espaço para alavancar tecnologia para aumentar acesso a tratamentos de saúde sem ter que abrir mão de qualidade. Durante a pandemia, o número de healthtechs no Brasil teve um salto de 118%, na comparação de 2020 e 2018, passando de 248 para 542 empresas do setor, conforme o relatório Distrito HealthTech Report 2020. Caso ainda não tenha ficado claro, quero reforçar que eu acredito que o futuro da saúde democratizada com tratamentos de excelência para todos está na tecnologia. Me orgulho de ver essas novas healthtechs surgindo para atender uma demanda tão latente da sociedade e acredito que esta seja só o começo de uma grande mudança no setor.
Sobre Michael Ruah, CEO da SouSmile

Nascido em Portugal, Michael Ruah mudou-se para os Estados Unidos aos 16 anos. Formou-se Summa Cum Laude na Wharton School da Universidade de Pensilvânia em 2010 e começou a carreira como analista no banco de investimentos Rothschild & Co em Nova York. Em 2011, ingressou na Tarpon Capital como analista de investimentos, onde teve a oportunidade de se mudar para o Brasil em 2013. Após um ano, assumiu o cargo de FP&A (financial planning and analysis) na BRF. Michael explica que esta experiência foi uma grande escola sobre negócios e foi depois dela que ele começou, de fato, a trilhar o caminho empreendedor. Inspirado na própria trajetória de vida – Michael vem de uma família de médicos e pai empreendedor – ele decidiu unir o útil ao agradável, criando uma startup com soluções para a saúde. Em 2018 fundou a SouSmile, startup de alinhadores invisíveis que oferece tratamentos dentários estéticos, a um preço acessível. Atualmente ele é CEO da empresa, sendo responsável por coordenar e fazer a gestão do negócio.

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