#VacinaEmDia: ONU lança campanha sobre a importância da imunização de rotina

De jaqueline

Equipe Halo, da ONU, é uma iniciativa global que reúne um time de especialistas para inundar a internet com informações credibilizadas

Neste 17 de outubro, Dia Nacional da Vacinação, a Equipe Halo — iniciativa global da ONU que reúne especialistas em saúde para disseminar informações seguras e confiáveis — lança a campanha #VacinaEmDia, em parceria com os grupos União Pró-Vacina e Todos Pelas Vacinas.

A iniciativa contará com diferentes ações nas redes sociais. Entre elas, a publicação do quadrinho “O mundo antes das vacinas”. Com roteiro feito pelo cientista Wasim Syed, guia da Equipe Halo e membro do União Pró-Vacina, e da ilustradora Cecilia Marins e ilustrações da mesma, a história — baseada num relato pessoal da família de Syed — trata da necessidade de se vacinar contra a poliomielite e da importância de cumprir toda a agenda de imunização para se proteger de outras doenças, como a COVID-19, por exemplo. A história também será contada na forma de áudio, no podcast “Escuta a Ciência!”, de Letícia Sarturi.

A diretora interina do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), Roberta Caldo, lembra que a Equipe Halo foi uma das principais frentes de combate à desinformação sobre a pandemia de COVID-19. “Agora, queremos falar sobre a importância da imunização de rotina para o bem-estar de todos. E o momento é oportuno porque temos uma baixa adesão na vacinação contra a poliomielite. A data é uma ótima oportunidade para contribuir com informações confiáveis sobre o tema”, explica. O UNIC Rio coordena no Brasil o projeto Verificado, do qual a Equipe Halo faz parte.

Além dos quadrinhos, a campanha também vai trazer os guias da Equipe Halo para mobilizar o público nas redes sociais. No mesmo dia 17 de outubro, cientistas e profissionais da saúde, como a Dra. Jaqueline Goes, Dr. Luiz Rosa, Dra. Denise Garrett e Dr. André Bafica, vão publicar vídeos em suas próprias redes, respondendo às dúvidas mais frequentes relacionadas ao tema – questões ligadas a poliomielite, varíola, COVID-19 e vacinação infantil estão no roteiro. Como parte dos esforços da campanha, um chamado para o uso do filtro #VacinaEmDia, em postagens no Instagram, pretende engajar toda a sociedade em prol da importância da vacinação estar em dia.

Para acessar o quadrinho, clique aqui.

Sobre a Equipe Halo – O projeto Equipe Halo é uma ação global que tem o objetivo de comunicar sobre a ciência de forma clara e acessível, por meio de ações protagonizadas por cientistas e profissionais de saúde do mundo inteiro. Desde 2020, a Equipe Halo já atingiu mais de 14 milhões de visualizações em vídeos, além de produzir diversos conteúdos e intervenções através de colaborações com o movimento #TodosPelasVacinas e organizações como Canal Futura, TikTok, YouTube, Quebrando O Tabu, KondZilla, Portal Drauzio Varella, entre outros. Para mais informações, acesse o site da Equipe Halo aqui.

Sobre o União Pró-Vacina

A União Pró-Vacina é uma iniciativa articulada pelo Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP em parceria com diversas instituições científicas e acadêmicas.

Entre as ações realizadas estão: produção de material informativo; intervenções em escolas, espaços públicos e centros de saúde; eventos expositivos e combate às informações falsas.

Saiba mais aqui.

 

Veja também