O Instituto Quimioterapia e Beleza lança o Manual de Orientações dos Direitos do Paciente Oncológico para dar dicas e informações sobre direitos, órgãos públicos, saúde e mais conforto em um momento tão desafiador
Fundado por Flavia Flores em 2015, o Instituto Quimioterapia e Beleza (IQeB) tem um papel fundamental no acolhimento de milhares de mulheres em tratamento para o câncer. Desde o auxílio na recuperação da autoestima à divulgação de informações essenciais, o Instituto oferece uma rede de apoio que incentiva pacientes a alcançarem seus objetivos e passarem pelo tratamento de forma mais leve. Uma das iniciativas lançadas em homenagem ao Outubro Rosa deste ano é o Manual de Orientações dos Direitos do Paciente Oncológico.
O Manual tem como principal objetivo esclarecer as dúvidas mais frequentes relacionadas aos direitos dos pacientes oncológicos, trazendo informações essenciais para situações recorrentes. A importância de um material como esse também se dá pelo comum desconhecimento das leis que defendem o paciente oncológico, que pode passar por situações desagradáveis, principalmente no mercado de trabalho.
Uma das informações cruciais presentes no Manual, por exemplo, é sobre o auxílio-doença previsto pela Lei 8.213/91, um benefício destinado aos segurados acometidos por doenças que os deixem temporariamente incapacitados para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos.
O material terá 10 mil impressões que serão distribuídas gratuitamente em vinte hospitais além da sua versão digital que pode ser acessada aqui . A iniciativa faz parte do trabalho de Marília Biscuola, servidora do Ministério Público, paciente oncológica e colaboradora voluntária de assuntos jurídicos do Instituto Quimioterapia e Beleza.
“Embora tenha recebido muito apoio após o meu tratamento, também passei por muitas injustiças. A partir dessas experiências foi que surgiu a ideia do Manual, que, embora não seja pioneiro, contém assuntos menos abordados e que me afetaram diretamente durante o meu tratamento”, afirma Marília.
Além disso, o IQeB mantém o maior banco de lenços do Brasil, e as ações de doação já entregaram mais de 30 mil lenços para pacientes de todo o país. Os pontos de arrecadação de lenços estão em todo o Brasil e podem ser conferidos no site do IQeB, e as doações também podem ser feitas digitalmente. Este ano, de outubro até dezembro, a DHL Express, empresa líder em logística, cuidará das coletas e entregas de lenços, além de receber doação de lenços em suas 13 lojas próprias no Brasil para serem entregues ao Banco de Lenços do Instituto Quimioterapia e Beleza. “Acreditamos que a iniciativa é uma forma muito carinhosa de promover a autoestima de mulheres que estão em tratamento. O lenço não é só um acessório bonito. Carrega uma mensagem de incentivo para a recuperação”, diz Mirele Mautschke, presidente da DHL Express.
“Esse é um projeto de grande importância, e que só pode ser realizado com com o apoio e a responsabilidade social das empresas”, comenta Deborah Duarte, Presidente do IQeB. Além da parceria com a DHL, o Instituto conta com a sua patrocinadora oficial, Libbs Farmacêutica, que há mais de 60 anos contribui para o propósito de que as pessoas alcancem uma vida plena.