O evento Mind 360 tem como destaques a apresentação de um novo robô cirúrgico, uso de IA e machine learning na medicina e tecnologias disruptivas para tratar o diabetes, o câncer e doenças cardiovasculares e metabólicas
A Medtronic, líder em tecnologia em saúde, realiza pela primeira vez no Brasil o Mind 360, evento sobre o futuro da medicina e inovações tecnológicas e terapêuticas em vários setores da saúde. As sessões contarão com a presença de 430 médicos, líderes de opinião em saúde das Américas, incluindo Estados Unidos, Canadá, Brasil, Chile, Argentina, México, Porto Rico e Colômbia. O evento acontece de 19 a 21 de março no Golden Hall do WTC, em São Paulo.
Organizado em quatro grandes áreas de conhecimento – cardiovascular, metabólica, neurociência e oncologia – as sessões, incentivam a troca entre especialidades médicas centrada em um ponto focal: o paciente. “Pensamos nas necessidades dos médicos ao se depararem com um paciente complexo, que necessita de cuidados especiais que vão além das especialidades e tratamentos isolados”, afirma Tainá, diretora sênior de treinamento e educação médica para a região Américas. A empresa focou em grandes áreas médicas, que abordam a integração entre especialidades, e um olhar integral para o cuidado da saúde dos indivíduos e das populações.
Um dos destaques do evento é uma mesa-redonda que debaterá o perfil do paciente com síndrome metabólica e a elegibilidade para a cirurgia bariátrica com os palestrantes Dr. Pierre Garneau (chefe de Cirurgia Bariátrica do Hôpital Sacré-Coeur de Montréal, no Canadá), Dr. Daniel Cuevas (Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrición Salvador Zubirán- México) e Dr. Eduardo Calliari (Professor Assistente da Faculdade de Ciências Médicas e Médico-Assistente do Departamento de Pediatria da Santa Casa de São Paulo e endocrinologista).
Outro destaque é a cirurgia minimamente invasiva robótica. Após lançar o robô Hugo no ano passado, indicado para cirurgias urológicas e ginecológicas, a Medtronic traz ao país outro robô. Trata-se do Mazor™, uma tecnologia que revoluciona a maneira de realizar cirurgias da coluna por meio da cirurgia robótica minimamente invasiva. Durante o evento, haverá uma simulação de uma equipe médica com esse robô.
Ainda serão discutidos os avanços das tecnologias no tratamento do diabetes, intervenções minimamente invasivas para o manejo de hipertensos e pacientes coronários, o uso do machine learning para melhorar a saúde dos pacientes e uma cápsula endoscópica que usa inteligência artificial para detectar pólipos retais.
Um outro destaque traz uma palestra com o Dr. Austin Chang, Chief Medical Officer global de Endoscopia na Medtronic. Ele é influenciador digital e usa uma linguagem informal e bem-humorada para falar de saúde no Instagram e Tik Tok, onde tem mais de 570 mil seguidores.
Outro ponto alto envolve a participação de seis pacientes de diferentes países que irão contar sobre suas jornadas e os benefícios que a tecnologia trouxe para suas vidas nos campos de diabetes, dor e incontinência, estimulação cerebral profunda, obesidade e doença cardiovascular.
Uma das visitas confirmadas é do executivo Robert Ellsworth, diretor global de Sustentabilidade Corporativa da Medtronic, que irá falar sobre tendências e perspectivas do tema na saúde. Ele deve destacar iniciativas da multinacional que contribuem para a sustentabilidade do planeta e dos negócios. Entre elas, o compromisso de redução de emissões a curto prazo de CO2 e metas de déficit zero a longo prazo, como partes da estratégia de impacto ambiental com o esforço global para mitigar as consequências graves das alterações climáticas.
“O Mind 360 é um evento inovador e único, pois atende às necessidades de vários médicos e hospitais em conhecer mais sobre soluções integradas e a oferta de valor da Medtronic de maneira 360 graus, sempre colocando o paciente no centro de tudo. Também é uma forma de enaltecermos a importância do Medtronic Innovation Center (MIC), nosso laboratório de treinamentos do Brasil, o único da Medtronic na região Américas, exceto Estados Unidos, onde serão feitas as simulações durante o evento”, concluí Tainá.
Mais detalhes da programação em