A Associação dos Hospitais do Estado de Santa Catarina (AHESC) e a Federação de Hospitais e Entidades Filantrópicas de Santa Catarina (FHESC) promoveram, nesta terça-feira (12), em Brasília, o evento “Café com Parlamentares”. O encontro reuniu deputados e senadores catarinenses em uma iniciativa para aproximar o setor hospitalar dos representantes políticos do estado e reforçar as demandas para melhorias na saúde em Santa Catarina.
O objetivo principal foi estabelecer um diálogo mais próximo, sensibilizando os parlamentares para os desafios enfrentados pela rede hospitalar catarinense, composta majoritariamente por hospitais filantrópicos. “Com essa aproximação, queremos melhorar a interlocução entre o poder público, nossos parlamentares e a rede hospitalar, buscando caminhos para que nossos hospitais possam expandir e aprimorar o atendimento à população”, destacou Maurício Souto Maior, presidente da AHESC.
O estado de Santa Catarina conta atualmente com 236 hospitais, dos quais 149 são filantrópicos. Juntos, esses hospitais realizam 70% das cirurgias eletivas e disponibilizam mais de 8 mil leitos para o SUS, sendo 53% de todas as vagas de UTI do estado.
Para Irmã Neusa Lúcio Luiz, presidente da FHESC, o encontro é uma oportunidade de mostrar aos parlamentares a realidade do setor e a importância dos estabelecimentos filantrópicos. “Esse contato é fundamental para que nossos deputados e senadores conheçam os desafios dos hospitais filantrópicos e possam nos apoiar em busca de melhorias para o atendimento da nossa população”, destacou.
A Federação Brasileira de Hospitais (FBH), representada pela sua diretoria, também marcou presença no evento e reforçou a importância da união do setor. Aproveitando o momento, o presidente da FBH, Adelvânio Francisco Morato, convidou os parlamentares para a 15ª Convenção Brasileira de Hospitais, que ocorrerá em Florianópolis nos dias 24 e 25 de julho, no Centro de Convenções Centro-Sul. “A FBH está sempre ao lado das suas federadas, buscando fortalecer a representatividade da rede hospitalar e contribuir para a evolução do setor e hoje estamos aqui mais uma vez somando forças”, afirmou Morato.