Concurso internacional de fotografia revela a beleza do cuidado hospitalar durante a 15ªCBH

Durante a 15ª Convenção Brasileira de Hospitais, realizada entre os dias 24 a 25, em Florianópolis/SC, o olhar sensível sobre o ambiente hospitalar foi destaque na 2ª edição do Concurso de Fotografia da FBH e da APHP – Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, com o apoio das entidades anfitriãs AHESC e FHESC.
A iniciativa celebrou a arte fotográfica como meio de expressar a missão, a emoção e os desafios do ambiente hospitalar. O concurso contou com a participação de profissionais de instituições de saúde do Brasil e de Portugal, que traduziram em imagens a essência da assistência, do cuidado e da dedicação.
A fotografia vencedora, intitulada “Refúgio”, foi registrada por Maria Cerqueira, do Hospital de Santa Maria, na cidade do Porto, em Portugal. A imagem conquistou o júri internacional pela sensibilidade e profundidade estética na representação do ambiente hospitalar como um espaço de acolhimento.
Foram concedidas ainda duas menções honrosas:
•“Homem-Aranha”, de Larissa Machado Candiotto, do Hospital Santo Antônio, em Blumenau (SC);
•“O ato de cuidar de uma vida é um dom”, de Fernanda Ferrari Ficagna, do Hospital São José, em Jaraguá do Sul (SC).
Além das premiadas, dez fotografias foram selecionadas como finalistas: números 3, 8, 9, 11, 14, 18, 25, 27, 37 e 43. Todas foram expostas durante o evento, emocionando os visitantes com diferentes interpretações visuais sobre o cotidiano e a missão hospitalar.
O júri do concurso foi composto por representantes do Brasil e de Portugal. Do lado brasileiro: Luiz Fernando C. Silva (superintendente da FBH), Elizeu Barros (publicitário e diretor da VIVA+) e Alciomar Marin (diretor executivo da AHESC e FHESC). Representando Portugal: José Manuel, fotógrafo premiado e reconhecido por suas paisagens e retratos urbanos, e Luiz Carvalho, autor do programa FOTOBOX da RTP3 e diretor da Lightphoto Academy.
“A realização do concurso reforça o compromisso da FBH e da APHP em promover a humanização e a arte como parte essencial da saúde. A todos os participantes, o nosso mais profundo agradecimento e parabéns por eternizarem em imagem o que tantas vezes se expressa em silêncio e dedicação”, destacou o presidente da FBH, Reginaldo Teófanes.