Acesso e tratamento cirúrgico da obesidade serão debatidos por especialistas de todo o país em Brasília

De jaqueline

O aumento da obesidade e queda nas cirurgias bariátricas – especialmente realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na região Centro-Oeste , serão debatidos nos dias 27 e 28 de maio, em Brasília. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) reunirá médicos, cirurgiões e profissionais que atuam no tratamento da obesidade, no “II Simpósio de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Centro-Oeste”.

O coordenador do Simpósio e diretor médico da SBCBM, Luiz Fernando Córdova, explica que o evento possibilitará debates importantes e atuais. “A pandemia da COVI-19 represou o atendimento da obesidade no Brasil que, em contrapartida, só aumentou. É fundamental que haja uma discussão aqui na região”, declarou Córdova.

O evento – que acontece na Associação Médica de Brasília – trará temas como a importância do pré-operatório na cirurgia bariátrica, cirurgia no adolescente, cirurgia bariátrica segura, cirurgia metabólica para o diabetes tipo 2, cirurgia robótica, doença hepática gordurosa, o papel do endocrinologista, entre outros aspectos.

Além disso, a SBCBM também trará os principais nomes do tratamento cirúrgico da obesidade no país para debater as novidades do tratamento e como democratizar o acesso aos pacientes graves que aguardam pela cirurgia. O Simpósio já conta com mais de 200 inscritos entre nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, endocrinologistas e outros.

SERVIÇO

II Simpósio de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Centro-Oeste
Data: 27 e 28 de maio
Local: Associação Médica de Brasília (Setor de Clubes Esportivos Sul, s/n, Brasília — DF)
Inscrição: Link

Crédito: Breno Esaki / Secretaria de Saúde do DF

Veja também