ANS abre consulta pública para Asma Grave

De jaqueline

Está aberta até o dia 16 de fevereiro a consulta pública número 91 da ANS, que receberá opiniões sobre a atualização do rol de procedimentos em medicamentos cobertos pelos planos de saúde. Entre os temas consultados está a inclusão de uma terapia biológica para o tratamento da Asma Eosinofílica Grave, o Dupilumabe.

Dupilumabe possui modo de ação diferente dos demais medicamentos já disponíveis atualmente, o que permitiria médicos e pacientes terem mais uma opção no tratamento desta doença. O medicamento teve parecer preliminar favorável da ANS à incorporação no rol.

O objetivo da consulta pública é saber se a população concorda ou discorda, mesmo que parcialmente, das recomendações iniciais sobre o que os planos de saúde devem cobrir. As opiniões contribuirão para que a decisão da ANS seja tomada de forma transparente e democrática.

Todos podem participar pelo site da ANS dizendo se concordam ou discordam da recomendação favorável da ANS. Na hora de fazer a contribuição é importante justificar o porquê da opinião: pode ser falando de experiência própria ou de alguém que conheça que tem Asma Grave.

Veja também