Anvisa divulga relatório de avaliação nacional sobre segurança do paciente

De jaqueline

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) oficializou em seu website o Resultado da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente: Hospitais com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – 2023 (Ano VIII). O relatório já está disponível também no site do Ministério da Saúde para consulta pública. Na avaliação, o Hospital Santa Cruz (HSC) obteve o resultado de Alta Conformidade.

A iniciativa da Anvisa é uma estratégia para a promoção da cultura de segurança, gestão de riscos e aprimoramento da qualidade por meio da implementação das boas práticas em serviços de saúde. No Estado, o Núcleo de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária avaliou 21 indicadores de estrutura e processo das instituições participantes, resultando nas classificações Baixa, Média e Alta Conformidade com as práticas de Segurança do Paciente de acordo com o grau de cumprimento dos critérios estabelecidos em cada indicador.

O Hospital Santa Cruz alcançou o índice de 76%, sendo classificado como Alta Conformidade. A enfermeira da segurança do paciente da Instituição, Adalia Pinheiro Loureiro, destacou o trabalho de dois anos da equipe para atingir este índice. “Essa conquista é o resultado de ajustes apontados na primeira análise, em 2021, e que foram executados em 2022 para que a análise retroativa neste ano fosse positiva”, explicou. “Estamos muito felizes, pois é um investimento de longo prazo”.

Segurança do Paciente no Hospital Santa Cruz está alinhada com o mapa estratégico da Instituição e tem como compromisso a garantia de uma assistência segura e de qualidade ao paciente, como preconizado pelo Movimento Mundial da Segurança do Paciente e pela Resolução do Ministério da Saúde de Nº 36, datada de 25 de Julho de 2013. O HSC conta o Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente (Nigersp), responsável por avaliar, organizar e implantar melhorias de processos para uma assistência segura e de qualidade aos seus clientes.

No Hospital Santa Cruz são preconizadas as seis Metas de Segurança do Paciente, conforme Portaria GM/MS nº 1.377, de 9 de julho de 2013, e a Portaria nº 2.095, de 24 de setembro de 2013. São elas: Identificação Correta do Paciente, Comunicação Efetiva, Melhorar a Segurança dos Medicamentos, Cirurgia Segura, Reduzir o Risco de Infecções Associadas aos Cuidados e Reduzir o Risco de Danos aos Pacientes Resultantes de Lesões por Pressão e Quedas. No início de maio foi realizado o lançamento oficial da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente 2024: Hospitais com leitos de UTI e Serviços de Diálise.

Seguem os links de acesso:

Avaliação:
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/servicosdesaude/seguranca-do-paciente/avaliacao-nacional-das-praticas-de-seguranca-do-paciente/RelatorioAvaliacaoPraticasHospitaiscomUTI2023_05.04.24.pdf

Relatório:
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/servicosdesaude/seguranca-do-paciente/avaliacao-nacional-das-praticas-de-seguranca-do-paciente/copy_of_avaliacao-nacional-das-praticas-de-seguranca-do-paciente

Veja também