Na ocasião, Antonio Condino-Neto, Presidente do Departamento de Imunologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, explicará a importância da mobilização da comunidade acerca do tema, com destaque para ações e iniciativas que permitam o diagnóstico precoce
Nos dias 3 e 4 de junho acontece o VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos de Metabolismo (SBTEIM). O objetivo desta sociedade civil, sem fins lucrativos, é estimular o estudo e a pesquisa da triagem neonatal e o diagnóstico de doenças de origem genética, também buscando reunir profissionais de saúde que trabalham com triagem neonatal.
Em um formato totalmente virtual, o Congresso será responsável por trazer diversas apresentações em live sobre assuntos relacionados ao tema principal. Os especialistas participarão por meio de aulas previamente gravadas e posteriormente disponibilizadas aos participantes, que terão o período de três meses para assistir ao conteúdo.
Antonio Condino-Neto, Presidente do Departamento de Imunologia da Sociedade Brasileira de Pediatria e Coordenador do Laboratório de Imunologia Humana do ICB-USP, acredita que eventos como esse são de extrema importância não apenas para a comunidade médica e científica, mas a sociedade como um todo, que será beneficiada com avanços obtidos em encontros do tipo. “Precisamos de iniciativas que ajudem a promover informação e conscientização sobre o tema, fazendo com que se tornem mais conhecidos pela população em geral”, explica.
O médico, que também é sócio-fundador da Immunogenic, primeiro laboratório especializado em triagem neonatal dos Erros Inatos da Imunidade por meio do teste do pezinho, irá participar dos dois dias do evento. Na sexta-feira (3), será o moderador de uma mesa redonda sobre Triagem de Imunodeficiências. Já no sábado (4), ficará responsável pela apresentação do simpósio: “SATÉLITE IMMUNOGENIC”.
A Triagem de Imunodeficiências está relacionada às Imunodeficiências primárias (IDP) ou Erros Inatos da Imunidade (EII), que são um grupo de doenças nas quais a principal alteração se encontra no funcionamento do sistema imune. São doenças genéticas e a maioria se manifesta nas crianças, embora adultos também possam ser acometidos.
Segundo Condino-Neto, a Immunogenic é a única no segmento da saúde a oferecer uma linha de cuidado médico e científico na área de imunodeficiências primárias, tendo como principal objetivo evitar que bebês sejam diagnosticados tardiamente. “As primeiras horas de vida são determinantes para a descoberta de enfermidades, em especial, doenças relacionadas à imunodeficiência primária”, reforça o médico.
O Congresso contará com palestrantes nacionais e internacionais, bem como apresentação de trabalhos científicos, onde os três melhores serão premiados. Para conferir a programação completa, basta acessar o site do VIII Congresso da SBTEIM.