Edição histórica marca 30 anos de realização do maior evento da Saúde da América Latina

Mais uma vez, a diretoria da FBH marcou presença com a apresentação de uma agenda de ações e lançamentos que vão movimentar o setor até o final do ano

A cidade de São Paulo voltou a ser palco das mais recentes inovações e avanços no setor de saúde, durante a Feira Hospitalar 2023. O evento, considerado o maior e mais completo sobre saúde da América Latina, bateu recordes de participações, com uma média de 25 mil visitantes por dia, nos quatro dias de evento.  A Federação Brasileira de Hospitais (FBH) marcou presença, mais uma vez, com uma agenda de ações e lançamentos que deverão movimentar o setor até o final do ano.

Completando 30 anos de realização, a edição deste ano da Hospitalar já é considerada a maior da história. A Feira teve o seu espaço ampliado em mais de um terço em relação ao último ano e, pela primeira vez, ocupa integralmente os 1.000m2 do São Paulo Expo. O número de marcas e empresas expositoras também quebrou recordes. Ao todo, cerca de 1.500 expositores, de mais de 30 países, estiveram presentes.

A cerimônia de abertura do evento contou com um número expressivo de lideranças institucionais e associativistas, além de autoridades públicas, políticos, empresários e técnicos da área da saúde. O presidente da FBH, Adelvânio Francisco Morato, foi um dos convidados especiais para compor o dispositivo oficial, ao lado da presidente fundadora da Hospitalar, Valeska Santos, e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

“A história da Hospitalar se confunde com a própria história do setor saúde no Brasil. Desde a primeira edição, realizada em 1994, temos trabalhado com o único objetivo de reunir e valorizar todas as cadeias produtivas da saúde”, disse a presidente e fundadora da Feira, Valeska Santos.

O governador de São Paulo também enfatizou o papel estratégico da Feira para evolução do setor, sobretudo por proporcionar um fórum que reúne os principais nomes da saúde no país para debater soluções e ideias criativas para os principais obstáculos. “O financiamento da saúde é o grande desafio do setor, que exige criatividade e soluções inovadoras. A Hospitalar proporciona justamente esse espaço estratégico para discutir os desafios e replicar experiências e tecnologias exitosas”, disse Tarcísio de Freitas.

Para o presidente da FBH, Adelvânio Francisco Morato, um dos legados deixados pela pandemia de covid-19 foi a união do setor, que hoje se fortalece ainda mais com momentos como os possibilitados pela Hospitalar. “A Hospitalar é o principal fórum de discussão sobre o cenário da saúde no país, como também, o ponto de encontro de grandes marcas e o palco de apresentação de soluções inovadoras de todo o mundo. A FBH tem a honra de ser uma parceria e de poder oportunizar, diante de tantos líderes e nomes importantes do setor, ações e lançamentos que têm o objetivo de fortalecer a atuação do setor”, disse Adelvânio Morato.

Lançamentos

Em um dos momentos mais especiais da edição deste ano, a FBH e a Organização Nacional de Acreditação (ONA) apresentaram às principais lideranças institucionais do setor três importantes ações que vão marcar a agenda da Saúde Suplementar até o final do ano.

Foram oficializados os lançamentos da 14a CBH, que acontece nos dias 27 e 28 de julho na cidade do Rio de Janeiro; a 8a edição do Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo, considerada a maior premiação voltada a profissionais de imprensa que cobrem pautas da área da Saúde; além da 5a edição do SISPAS – Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde, previsto para acontecer entre os dias 9 e 11 de novembro de 2023, na cidade de São Paulo. 

Outra ação também protagonizada pela FBH, em parceria com a Confederação Nacional da Saúde (Cnsaúde), foi o lançamento do “Cenário dos Hospitais do Brasil 2023”, obra que se consolida como o principal anuário da gestão hospitalar no país, com números sobre abertura e fechamento de hospitais e leitos hospitalares, além de informações sobre distribuição, porte, tipo de atendimento, entre outros. A obra está disponível para download gratuitamente no site da instituição.

Créditos COMODO/AG.RIGUARDARE