Única do hemisfério sul que é parceira estratégica do IHI, a organização fará apresentações sobre seus programas de saúde populacional e de diversidade e inclusão, além de projetos sobre pertinência do cuidado e redução de infecção intra-hospitalar
Especialistas do Einstein participam, desde a última segunda-feira, 5, do maior evento internacional sobre qualidade e segurança na saúde. O IHI Fórum 2022, promovido pelo Institute for Healthcare Improvement, organização referência no tema, reúne profissionais do mundo todo para discutir ciência da melhoria, equidade, força de trabalho e segurança dos pacientes, valor, custo e qualidade, cuidados centrados na pessoa e outros temas. A instituição estabelece metas e indicadores que servem de base para programas de melhoria contínua nesses pilares para organizações de saúde de diversos países.
Dr. Miguel Cendoroglo Neto, diretor-superintendente médico e de serviços hospitalares do Einstein, apresentará um case sobre pertinência do cuidado, que consiste em um grupo de especialistas que revisita indicações cirúrgicas para avaliar se o procedimento é pertinente antes de acontecer. O projeto, além de evitar potenciais eventos adversos nos pacientes, garantindo, ao mesmo tempo, sua qualidade de vida, contribui com o uso racional de recursos e, consequentemente, com a sustentabilidade do sistema.
Um exemplo é a iniciativa de “segunda opinião” em cirurgia de coluna, em que casos de pacientes com indicação do procedimento são discutidos por uma equipe multidisciplinar e, a partir disso, realizam uma consulta de segunda opinião com um médico da organização. De um total de 6.720 avaliações, desde 2011, quando o programa foi criado, 69% dos pacientes tinham condições de seguir apenas com tratamento conservador, evitando cirurgias desnecessárias.
Priscila Surita e Santiago Nariño, especialistas em diversidade, equidade e inclusão do Einstein, também participarão do evento, apresentando em plenária o programa do Einstein com cinco grupos de afinidade e um comitê que visa aumentar a diversidade na organização. O modelo que será apresentado é o primeiro do seu gênero na América Latina e trará três exemplos sobre como o co-design pode ser utilizado para construir resultados mais equitativos nas organizações.
Além disso, Paula Tuma, gerente de qualidade médica e serviço de controle de infecção hospitalar do Einstein, apresentará o programa de saúde populacional da organização, discorrendo sobre como trazer a saúde para a agenda das instituições, para que o tema seja também um fator importante na tomada de decisões dos seus líderes, além de apresentar os objetivos da área para o ano que vem. Tuma também falará sobre as práticas de cuidados de saúde relacionadas com a prevenção de infecções entre as unidades do Einstein, resultados, indicadores e processos que fizeram com que a instituição alcançasse indicadores internacionais na área.
Para saber mais sobre a agenda completa do evento, se inscrever e acompanhar os painéis, clique aqui.
Imagem ilustrativa.