FBH debate em assembleia ações executadas em 2022 e projeta novo ciclo de atuação para 2023

De Rafael

Ao longo de 2022, a entidade ganhou protagonismo internacional, além de ter mantido atuação destacada na produção e divulgação de informações e conhecimentos para o setor

A Federação Brasileira de Hospitais (FBH) realizou nesta quarta-feira, 26, uma Assembléia Geral para discutir e avaliar as ações executadas ao longo do ano de 2022, bem como para projetar o novo ciclo de atuação da entidade para este ano de 2023. A reunião, realizada em Brasília (DF), foi conduzida pelo presidente da FBH, Adelvânio Francisco Morato, e contou com a presença de diretores representantes das 15 associações estaduais que integram a instituição.

Durante o encontro, foram apresentadas as principais ações executadas pela instituição nas áreas de comunicação e marketing; internacionalização; assessoria parlamentar, assessoria jurídica, qualificação e relacionamento. Entre os destaques do ano, o protagonismo assumido pela FBH no Conselho Governamental da International Hospital Federation (IHF), assim como a publicação de novos estudos técnicos, e a integração de pautas com importantes entidades representativas do setor, foram enfatizadas pelo presidente como diferenciais que mostram a liderança e o posicionamento da entidade como uma das principais porta-vozes do setor no mundo.

“Estamos muito entusiasmados com o caminho que temos trilhado para promover o fortalecimento do setor hospitalar brasileiro. Temos nos destacado na disseminação de conhecimentos, com publicações como o ‘Manual do Gestor Hospitalar’, e ‘Cenário dos Hospitais no Brasil’. Também na área de comunicação, a Revista Visão Hospitalar completa 11 anos, e agora, levando as nossas experiências também para além das fronteiras geográficas, com a edição bilíngue”, destaca Morato.

Para este ano de 2023, ele chama atenção para o retorno de um dos eventos pioneiros do setor hospitalar, que é a 14a Convenção Brasileira de Hospitais (14a CBH). A edição deste ano, promovida pela FBH em parceria com a Associação dos Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (AHERJ), acontece entre os dias 27 e 28 de julho, na cidade do Rio de Janeiro, e vai abordar como tema central: “Gestão, Qualificação e Acreditação para melhoria do setor hospitalar”.

Outra área que a FBH também apresentou resultados significativos, ao longo de 2022, diz respeito à assessoria parlamentar. A entidade tem acompanhado o dia-a-dia do Congresso Nacional, de olho nas tramitações de projetos que impactam diretamente no setor e abrindo o diálogo com parlamentares e executivos, de modo a oferecer suporte técnico e dirimir dúvidas sobre o funcionamento e as necessidades da rede hospitalar brasileira.

No campo jurídico, a FBH também atuou com liderança e protagonismo na condução de debates sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados); sobre o Rol de Procedimentos da ANS; assim como nas inconstitucionalidades presentes no projeto que institui o Piso salarial da Enfermagem.

“Nesse último ano, também tivemos uma atuação conjunta com as demais entidades que mostrou como a união pode ajudar a construir resultados positivos para o setor. Esta união esteve na campanha pela valorização das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, encabeçada pela CMB, assim como no debate em torno da Reforma Tributária e das fontes de custeio para o novo piso da enfermagem”, conclui Morato.

Veja também