Fevereiro Laranja reforça a importância do diagnóstico precoce da leucemia

De jaqueline

Doação de medula também é destacada na campanha

No calendário da saúde, o mês de fevereiro é dedicado à campanha “Fevereiro Laranja”, que tem o objetivo de trazer conscientização acerca da leucemia e da importância da doação de medula.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada três anos, serão diagnosticados, no País, cerca de 10 mil novos casos da doença. Por isso, a campanha traz o alerta sobre os principais sintomas e como os exames de rotina podem contribuir no enfrentamento a esse tipo de câncer.

A leucemia causa o crescimento acelerado e anormal nas células do sangue responsáveis pela defesa do organismo – os leucócitos. Entre os principais sintomas, estão: anemia, cansaço e fadiga, queda da imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecção, febre, hematomas e sangramentos espontâneos. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e é feito por meio de exames laboratoriais – principalmente pelo hemograma.

“A prevenção é uma das ferramentas mais poderosas para cuidarmos da saúde. Detectar um problema no início traz vantagens para os tratamentos e, muitas vezes, também para o bolso, pois pode evitar procedimentos mais complexos. E, claro, os check-ups trazem o mais importante, que é a certeza de que a saúde está em ordem.”, afirma Vitor Moura, CEO da VidaClass Saúde.

No caso do hemograma, Moura ainda reforça o fato da simplicidade do exame, que pode ser adquirido de forma avulsa e com descontos na plataforma da healthtech: “A leucemia é um exemplo para reforçarmos a importância dos check-ups e cuidados rotineiros, como o tradicional exame de sangue”, finaliza.

Veja também