Em crescimento, elas receberam investimentos de mais de US$91,7 milhões no primeiro trimestre de 2021
As plataformas voltadas ao setor da saúde começaram a surgir em 2015, mas foi em 2020, com o surgimento da pandemia, que elas vieram com força total como uma alternativa viável para o acesso a atendimentos médicos de pouca urgência contribuindo para desafogar clínicas e hospitais do Brasil e do mundo, gerando rapidez, assertividade e economia.
A telemedicina é um exemplo de inovação que vem cada vez mais auxiliando, também, na redução de custos do setor. Com uma conexão à internet, a teleconsulta permite ao profissional de saúde realizar uma orientação médica à distância, sem a necessidade de um consultório físico e o paciente, por sua vez, economiza tempo e dinheiro já que não precisa se deslocar até a clínica, por exemplo.
De acordo com os dados do relatório do Inside Healthtech Report, da plataforma Distrito, realizado no primeiro trimestre deste ano, as plataformas médicas receberam investimentos de mais de US $91,7 milhões, número que representa 85% de todo o valor investido em 2020. E, segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o setor da saúde é o terceiro maior número em operações no País, atrás somente das áreas de educação e finanças.
“É um avanço na tecnologia, que veio para melhorar a saúde de todos aqueles que não possuem planos médicos tradicionais. As vantagens são muitas, desde a aproximação entre médico e paciente, agilidade no atendimento e agendamento, além de contribuir na obtenção de diagnóstico precoce e eficaz. É a tecnologia em favor da saúde!”, explica Vitor Moura, CEO da VidaClass.
A VidaClass utiliza os recursos digitais para conectar médicos, dentistas, laboratórios, clínicas e farmácias com os pacientes. A plataforma oferece uma série de benefícios, com custos acessíveis ao bolso do brasileiro, que inclui: consultas presenciais e por telemedicina, exames com coleta em domicílio ou presencial e seguro de internação.
A plataforma também oferece ainda serviços complementares aos pacientes, como seguro de diária hospitalar e a VC Delivery, farmácia digital com entrega em domicílio, além de descontos em medicamentos, produtos de beleza e higiene pessoal nas principais redes farmacêuticas do Brasil.