Hospital São José promove projeto Seu cabelo por um sorriso

De jaqueline

Objetivo é proporcionar autoestima e bem-estar a pacientes oncológicas

No mês em que é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, o Hospital São José, de Teresópolis, promove o projeto “Seu Cabelo Por Um Sorriso”. Contando com a parceria da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO), o projeto tem por objetivo a coleta de doações de mechas de cabelo para transformar em perucas e doar para pacientes oncológicas.

Em seu quarto ano de existência, o projeto já recebeu inúmeras doações e doou centenas de perucas. Segundo Alexandra Cavalcanti Gallindo, Supervisora de Enfermagem responsável pela Oncologia do HSJ, “a iniciativa atende uma importante necessidade das pacientes oncológicas do HSJ e fortalece a nossa missão e o nosso compromisso com o tratamento humanizado dos pacientes. Criamos este projeto depois de percebermos que as pacientes em tratamento de câncer ficavam tristes e com a autoestima baixa por conta da alopecia (queda de cabelo) decorrente da quimioterapia. Nosso objetivo foi construir um caminho de amor e trazer alegria para elas, que, na maioria das vezes, não têm condições de arcar com o custo da compra de uma peruca”.

As doações podem ser feitas na recepção da Oncologia do hospital (ao lado da recepção principal), de segunda a sexta, das 11h às 16h. Os cabelos a serem doados devem ter no mínimo 15 cm, podem ter tintura, serem cacheados e devem estar secos e amarrados com um elástico. Após coletadas, as mechas são enviadas para a APPO, transformadas em peruca, e enviadas de volta para o HSJ para doação às pacientes.

Veja também