Hospital São Vicente de Paulo – RJ abre inscrições grátis para sua Jornada Multidisciplinar 2023

De jaqueline

Evento voltado para profissionais de saúde terá palestrante internacional e renomados profissionais da área

Com o tema central ‘Atualizações Médicas: Conceitos e Tecnologias’, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ) realiza a sua 18ª Jornada Científica Multidisciplinar dia 08 de dezembro, de 8h até 18h, no Centro de Convenções Irmã Mathilde, que fica no hospital, na Tijuca. “É com grande satisfação que o HSVP volta a realizar, de forma presencial, um evento científico tão tradicional como a Jornada Multidisciplinar, que proporciona um espaço privilegiado para a troca de experiências entre profissionais de saúde”, destaca Karina Tenan, diretora técnica do hospital.

Voltado para médicos e demais profissionais da área de saúde, o evento, que é gratuito, traz importantes discussões como as abordagens atuais ao AVC isquêmico, ao pé diabético e às lesões estruturais e coronarianas, além da apresentação de um caso clínico sobre a importância da realização dos exames de risco cirúrgico. A programação foi elaborada de forma a apresentar o que há de mais moderno na área assistencial: as inovações, tecnologias e o avanço registrado em diversas especialidades.

“Vou falar sobre a utilização da litotripsia para o tratamento de calcificações coronarianas. Este procedimento, que é utilizado em outras especialidades, como em caso de cálculos renais, é capaz de reduzir as complicações do tratamento realizado anteriormente na artéria coronária”, adianta Cyro Rodrigues, presidente do Centro de Estudos e chefe do setor de Hemodinâmica do HSVP, um dos organizadores da Jornada Multidisciplinar.

A novidade da edição de 2023 é a presença do conceituado professor de Cirurgia Ortopédica da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, o médico alemão Kai-Uve Lewandrowski. O especialista vai ministrar a conferência ‘Estado da arte em cirurgia de coluna minimamente invasiva’, com a moderação dos médicos responsáveis pelos Serviços de Cirurgia Torácica, de Ortopedia e de Neurocirurgia do Hospital São Vicente de Paulo, os médicos Rossano Kepler Fiorelli, Alfredo Villardi e Flavio Assad, respectivamente. Fiorelli ressalta que Lewandrowski é uma das principais autoridades do mundo na realização de cirurgias minimamente invasivas de coluna. “Ele é um dos pioneiros desta técnica e estará no Brasil justamente na época do nosso evento científico para receber um título de Membro Honorário Internacional da Academia Nacional de Medicina (ANM). Nosso convidado tem uma vasta produção acadêmica: mais de 130 artigos publicados e é autor de quase 20 livros especializados em cirurgia de coluna”, acrescenta Fiorelli, que também é membro titular da ANM.

As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 7 de dezembro por profissionais das áreas médicas, de enfermagem, fisioterapia, nutrição e psicologia, entre outras. O evento também é aberto a estudantes.

O Comitê Científico da Jornada Multidisciplinar 2023 é formado pelo chefe do serviço de Hemodinâmica do HSVP, Cyro Rodrigues, a chefe do serviço de Pronto Atendimento, a cardiologista Ana Flávia Cassini, o chefe do serviço de Neurologia do hospital, Alexandre Hatum, o chefe do serviço de Cirurgia Torácica, Rossano Kepler, e o chefe do setor do Corpo Clínico, Mário Henrique Loureiro.

Para fazer inscrição e ver a programação completa, acesse:

https://www.sympla.com.br/evento/jornada-multidisciplinar-do-hsvp-2023/2249034 ou https://hsvp.org.br/

Veja também