Hospital Sugisawa recebe selo de Acreditação da ONA

De jaqueline

Certificação regula padrões de segurança e de gestão

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) certificou o Hospital Sugisawa, em Curitiba, no nível 2 de acreditação (Pleno), por atender aos padrões e requisitos de segurança do paciente e gestão integrada dos processos, promovendo ações de melhoria entre as áreas.

O selo, recebido na última semana, tem como foco a segurança do paciente e a melhoria contínua dos processos. Para tal avaliação, o Hospital Sugisawa passou por uma avaliação detalhada, através de Instituição Acreditadora Credenciada e uma equipe de avaliadores habilitada. Eles buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada e gestão integrada entre os processos.

Para o diretor técnico do Hospital Sugisawa, Dr. José Alfredo Sadowski, a busca pelo atendimento de excelência ao paciente eleva cada vez mais a qualidade dos protocolos hospitalares. “Toda a organização e gestão hospitalar reflete no acolhimento ao paciente e na qualidade da prestação dos serviços médicos. Por isso, trabalhamos para melhorar os processos e garantir cada vez mais a tranquilidade e satisfação de todos que buscam nossa instituição”.

Marina Abe, diretora administrativa, ressalta que novas medidas continuarão sendo instauradas. “Nós estamos muito satisfeitos com a acreditação recebida, o que nos motivou ainda mais em alcançar a acreditação em excelência, nível 3. Nossos funcionários continuam trabalhando para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a instituição, visando primordialmente a segurança do paciente”.

De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a

metodologia exige. “A acreditação do Hospital Sugisawa é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e

educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.

O HOSPITAL – Fundado em 2007 e é um dos mais jovens e modernos de Curitiba, localizado no centro da cidade. Possui mais de 14 mil m² de área construída, com 48 consultórios médicos, cinco salas cirúrgicas altamente equipadas, uma sala hemodinâmica, além de 80 leitos, sendo 16 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Os pacientes também podem contar com suporte 24 horas no Pronto Atendimento, que recebe, em média, 48 mil pacientes por ano, realizando atendimentos clínicos e cirúrgicos e dispondo atualmente de cardiologistas e ortopedistas em período integral.

Foto: Divulgação – Sugisawa / Comunicore

Veja também