Hospitalar comemora 30 anos de atividades com a maior edição já realizada em todos os tempos

De jaqueline

O principal encontro de líderes e profissionais de saúde da América Latina, realizado entre 23 e 26 de maio no São Paulo Expo, em São Paulo, colocou em pauta temas como metaverso, segurança da informação, economia digital, política e maturidade digital.

Hospitalar, o mais importante evento de saúde e principal plataforma de negócios e networking do setor na América Latina, festejou 30 anos de atividades  em grande estilo, a  edição deste ano foi a maior versão do evento já realizada em todos os tempos. De 23 a 26 de maio, o encontro reuniu no São Paulo Expo, em São Paulo, representantes do governo, profissionais responsáveis por políticas públicas, as principais entidades e lideranças, e mais de 1.000 marcas expositoras, nacionais e internacionais. Esse ano, o evento alcançou  um total de 90 mil visitas profissionais, interessadas em fazer negócios, além de se atualizar sobre novidades e tendências apresentadas pelas empresas em um espaço de 100 mil m2 e nos 30 eventos simultâneos, entre congressos, fóruns, palestras, workshops, totalizando 300 horas de conteúdo.

“Estamos orgulhosos em ter comemorado este marco histórico com uma edição memorável. São 30 anos de um trabalho conjunto que se supera a cada ano na busca de conhecimento e inovação de um setor que tem forte presença no PIB e na geração de empregos”, disse Waleska Santos, Fundadora e Presidente da Hospitalar.

Sob o tema “O poder das plataformas e seu potencial transformador na saúde”, o encontro avançou nas discussões sobre o processo de digitalização da saúde, lançando foco sobre temas como metaverso, segurança da informação, economia digital, política e maturidade digital.

Segundo Eduardo Paes de Barros, diretor do Portfólio de Saúde da Informa Markets Latam, promotora e organizadora da Hospitalara visitação cresceu 20% em relação ao ano passado. “Também trouxemos 30% mais marcas para o pavilhão. A Hospitalar é uma feira de negócios, onde as instituições de saúde têm acesso a praticamente todos os produtos e serviços existentes no mercado. Para as instituições de pequeno e médio porte, é a oportunidade de acesso direto aos fabricantes. Já para as instituições grandes, a oportunidade é de otimizar o processo de negociação e compra, já que toda a cadeia de tomada de decisão dos fornecedores está presente na feira, do vendedor ao presidente ou dono da empresa. “

Um evento para entrar para a história

No dia 23, o evento foi aberto em grande estilo com a presença do governador Tarcísio de Freitas, representantes de várias esferas políticas e lideranças do setor. Ao longo do encontro, foram realizados quatro congressos: CISS (Congresso Internacional de Serviços de Saúde), o H&F –  Congresso de Hotelaria e Facilities (equipamentos, soluções e serviços para manutenção da infraestrutura hospitalar),  o Congresso HIMSS@Hospitalar Fórum 2023 (tecnologia e inovação com big data, analytics, telemedicina entre outros) e CAD (Congresso de Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição).

Além dos congressos oficiais, a programação ganhou ainda mais força com eventos  organizados por importantes entidades representativas de toda a cadeia da saúde: ABCIS (Associação Brasileira CIO Saúde), ABIMED (Associação Brasileira da Industria de Tecnologia para Saúde), ANBIOTEC (Associação Nacional de Biotecnologia), ABRAMED (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica),  ABRAMGE (Associação Brasileira de Planos de Saúde), ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), ABRAIDI (Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde), ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados), CBEXs (Colégio Brasileiro de Executivos de Saúde), CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), ICOS (Instituto Colizão Saúde), IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), INOVA HC (Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas), IQG (Instituto Qualisa de Gestão), SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde), SINDHOSP (Sindicato Patronal do Setor Privado da Saúde em São Paulo) e SOBRACAM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Ambulatorial).

O destaque desses encontros foi a Jornada Regulatória ABIMED, que reuniu diversos profissionais da ANVISA, devido ao público recorde e  a presença de importantes quadros da agência reguladora. Paralelamente houve sete arenas gratuitas: atenção domiciliar e cuidados de transição, engenharia clínica, facilities,  health, indústria e distribuidores, reabilitação e tecnologia.

Durante quatro dias, foram discutidos temas como a tendência mundial de os sistemas de saúde do mundo se transformarem em plataformas para compartilhar dados e engajar pacientes; os desafios para a padronização e interoperabilidade de dados; os princípios éticos por trás da construção e operação das plataformas do setor de saúde; a importância da proteção dos dados dos pacientes; o potencial do uso de inteligência artificial no setor de saúde (incluindo o Chat GPT); como as plataformas digitais podem ajudar a rede pública a aumentar o acesso à saúde;  o crescimento de startups no setor de saúde; a questão da sustentabilidade nas instituições de saúde; monitoramento remoto de sinais  biológicos de pacientes crônicos, modelos disruptivos de hospitais; a qualidade do ar em ambientes hospitalares; 10 anos da Lei Anticorrupção; desafios da reabilitação digital, prós e contras a inclusão do atendimento domiciliar no rol da Agência Nacional de Saúde (ANS), entre outros.

No dia do encerramento, a médica pneumologista Margareth Dalcolmo, pesquisadora sênior da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz),  foi homenageada com o Prêmio Hospitalar 2023 – Personalidade do Ano. Quatro expositores e suas montadoras receberam o Prêmio Estande Sustentável, criado pela Informa Markets, organizadora e promotora da Hospitalar, para valorizar estandes mais sustentáveis – aqueles construídos com materiais reutilizáveis e/ou recicláveis, que consomem menos energia e geram menos resíduos na montagem e desmontagem. A premiação integra o programa global de sustentabilidade do Grupo Informa, que busca reduzir em 50% os resíduos gerados em seus eventos até 2025.

A Hospitalar conta com o patrocínio institucional da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde); Federação Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (FENAESS); Sindicato dos Hospitais do Estado de São Paulo (SINDHOSP); Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (ABIMED), Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), além de mais de 30 apoiadores. Confira a lista completa em hospitalar.com.

Sobre a Informa Markets Latam

A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.

Para saber mais, acesse www.informamarkets.com.br

Veja também