Hospitalar é aberta com a presença do Governador e do Prefeito de São Paulo e homenagem à médica Eloísa Bonfá, diretora do HC

A 27ª edição da Hospitalar, o mais importante evento de saúde e principal plataforma de negócios e networking da América Latina, foi aberta nesta terça-feira (17) com a presença de cerca de 20 autoridades, entre eles o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e o prefeito Ricardo Nunes. Na ocasião, foi concedido o Prêmio Hospitalar 2022 – Personalidade do Ano à médica Eloísa Bonfá, diretora clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), como um reconhecimento da comunidade médico-hospitalar à excelência do trabalho que ela e sua equipe vêm desenvolvendo, ao longo dos anos, em especial no enfrentamento à pandemia da Covid-19. 

Ao dar início à solenidade de abertura, a médica Waleska Santos, presidente e fundadora da Hospitalar, enfatizou que a pandemia, ao promover um clima de incertezas, incredulidade e medo, estimulou as pessoas a pensarem nos valores mais preciosos, como a saúde e a vida. “Estamos mais experientes e gratos àqueles que enfrentaram os perigos e o ceticismo às ações que reverteram o caos”. Na sua opinião, viver o clima da Hospitalar é uma alegria. “Retomar o contato e o calor humano é emocionante, nos gratifica e nos revigora”, afirmou a presidente da Hospitalar.

Já Marco Basso, presidente da Informa Markets Brasil, ressaltou que, ao chegar à 27ª edição, o evento mudou “para uma nova casa mais moderna”, o São Paulo Expo, que vai reunir os expositores em um pavilhão único e setorizado. Também destacou a criação do setor de Diagnósticos e Laboratórios. “Se a última edição de 2019 foi histórica, esta certamente irá superar todas as expectativas”, declarou.

Premiação

Ao receber o Prêmio Hospitalar 2022 — Personalidade do Ano, a médica Eloísa Bonfá, diretora clínica do Hospital das Clínicas, dedicou a premiação aos colaboradores do hospital que perderam a vida na luta contra a Covd-19 e seus familiares. “Represento aqui os 22 mil colaboradores do Hospital das Clínicas que enfrentaram a pandemia de forma incansável. Este reconhecimento da Hospitalar representa para nossa instituição um grande orgulho e motivação para seguir em frente”, disse a médica.

O prêmio foi entregue pelo governador Rodrigo Garcia, o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jeancarlo Gorinchteyno prefeito Ricardo Nunes, a presidente da Hospitalar, a médica Waleska Santos, o presidente da Informa Markets no Brasil, Marco Bassoe o superintendente do Hospital das Clínicas, Antônio José Rodrigues Pereira.

O prefeito Ricardo Nunes lembrou que hoje é o maior centro médico da América Latina. Ele enfatizou que, durante a pandemia, ninguém ficou “sem atendimento médico, leito ou respirador”. Para ele, “a Hospitalar é importante porque permite o compartilhamento de informações do setor de saúde, por meio dos congressos, troca de experiências entre os profissionais do setor e a exposição de novos produtos”.

Ao encerrar a cerimônia, o governador Rodrigo Garcia enfatizou que, com a pandemia, a população percebeu que queria um sistema de saúde melhor do que aquele que existia. “E é isso que estamos fazendo hoje: dotando o sistema de saúde de modo a atender dignamente a população”, declarou. Neste sentido, o governador destacou a criação da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento da Saúde, a ser dirigida pelo médico David Uip. “Tínhamos de fazer um inventário da experiência adquirida na pandemia, a fim de controlarmos outros desafios semelhantes”, concluiu.