IHF: Genebra mostra liderança em saúde sustentável

De Rafael

O impulso para a prestação de cuidados de saúde sustentáveis ​​está ganhando força graças aos esforços dos Hospitais Universitários de Genebra (HUG), da Federação Internacional de Hospitais (IHF) e de seu Centro de Sustentabilidade de Genebra (GSC).

No 45º Congresso Mundial de Hospitais da IHF, agir para um planeta mais saudável foi o foco principal dos líderes globais de saúde reunidos em Dubai em novembro de 2022.

Na sexta-feira, 2 de dezembro, na sede da Organização Mundial da Saúde (OMS), a IHF se reuniu com o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da OMS, e sua líder em clima, Dra. Maria Neira, Diretora do Departamento de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Saúde.

Na reunião, o Dr. Tedros e sua equipe foram informados sobre o recém-lançado Centro de Sustentabilidade de Genebra da IHF e seu foco na capacitação de líderes hospitalares para liderar suas instituições de maneira ambientalmente sustentável.

A reunião com o Dr. Tedros também deu ao IHF uma oportunidade de destacar a liderança exemplar que ocorre em Genebra por parte do HUG, o maior hospital universitário da Suíça. Bertrand Levrat, diretor-geral do HUG e membro do Conselho de Administração do IHF, falou sobre a urgência de os líderes de saúde comprometerem suas organizações a agir agora e avançar em direção à neutralidade de carbono.

O Dr. Tedros parabenizou o Sr. Levrat por alcançar o reconhecimento global pela liderança do HUG em ação climática, recebendo um prêmio de ouro na cerimônia anual do IHF Awards na categoria de excelência em responsabilidade social corporativa. O Dr. Tedros encorajou o Sr. Levrat a continuar seu papel de liderança na IHF e promover boas práticas em todo o mundo.

Pesquisa publicada recentemente revelou que, de 2018 a 2019, as emissões aumentaram mais de 5% e o setor de saúde foi responsável por 5,2% das emissões globais de gases de efeito estufa. (Romanello et al., 2022 p. 21). Reverter essa tendência é um desafio de longo prazo para o setor de saúde, que provavelmente exigirá compromissos plurianuais e a transformação de quase todos os aspectos da operação dos hospitais. Atualmente, existem poucos padrões comuns na indústria, levando a diferentes abordagens e medições que impedem comparações e benchmarking.

Ronald Lavater, CEO da IHF, destacou a necessidade de liderança global no setor de saúde:

“A IHF, como a OMS, entende o impacto das mudanças climáticas. Mas estamos apenas começando a abordar a contribuição do setor de saúde para o problema. Na IHF, nossos membros concordam que precisamos conscientizar e agir agora para administrar nossos hospitais e sistemas de saúde de maneira mais sustentável. Esta foi a força motriz para a criação do Centro de Sustentabilidade de Genebra.”

Sonia Roschnik, Diretora Executiva do Centro de Sustentabilidade de Genebra, refletiu sobre a relação entre clima e saúde:

“A mudança climática já está afetando a saúde humana e é cada vez mais reconhecida como a maior ameaça à nossa saúde futura. Hospitais e sistemas de saúde estão na linha de frente quando se trata de responder às suas consequências. Esta é uma crise de saúde e sabemos que existem questões emergentes que afetarão ainda mais a saúde da população, às quais precisaremos responder coletivamente. Os hospitais têm um papel real a desempenhar na construção de resiliência climática para seus pacientes, funcionários e comunidades”.

O Centro de Sustentabilidade de Genebra oferece uma oportunidade oportuna para orientar os líderes dos hospitais sobre a ação climática. Responder à agenda de sustentabilidade é um desafio de longo prazo para o setor de saúde, e os líderes hospitalares não podem abordar totalmente essa questão sem ferramentas e recursos adequados.

O Centro de Sustentabilidade de Genebra foi estabelecido pela IHF no início de 2022 com o apoio do HUG e, em particular, de Bertrand Levrat. O Centro é liderado por Sonia Roschnik, com uma pequena equipe de especialistas dedicados na área de sustentabilidade em saúde. Ele fornecerá suporte crucial aos líderes do setor de saúde em vários estágios de sua jornada para a sustentabilidade. O objetivo do Centro de Sustentabilidade de Genebra é preencher a lacuna de conhecimento, habilidades e recursos para fazer a transição para cuidados de saúde resilientes ao clima.

Para mais informações entre em contato:
Katherine Bennett, Gerente Sênior de Comunicações, Secretaria da IHF
katherine.bennett@ihf-fih.org

Veja também